pplware.sapo.ptpplware.sapo.pt - 8 dez 11:00

Consultório Pplware – Esclareça aqui as suas dúvidas

Consultório Pplware – Esclareça aqui as suas dúvidas

Esta semana no consultório Pplware temos os seguintes temas para questões colocadas pelos nossos visitantes: Este consultório pretende esclarecer as dúvidas principais que nos forem transmitidas pelos leitores e visitantes do Pplware, em todas...

Esta semana no consultório Pplware temos os seguintes temas para questões colocadas pelos nossos visitantes:

Questões apresentadas

Este consultório pretende esclarecer as dúvidas principais que nos forem transmitidas pelos leitores e visitantes do Pplware, em todas as plataformas, locais e endereços onde estamos já representados.

A escolha das questões é feita de forma a que sejam abrangidos os máximos de temas possíveis e que sejam apresentadas as que achamos mais relevantes e interessantes.

As respostas apresentadas espelham o nosso entendimento e pretendem apresentar soluções possíveis. No entanto, contamos com os nossos leitores para as complementar, enriquecer ou até contrapor, para estas fiquem o mais ricas e completas possíveis.

Para dar continuidade a esta rubrica escolhemos mais algumas questões que nos foram recebidas no email oficial do Consultório Pplware.

Quer enviar uma questão para o consultório? Leia como o pode fazer no final deste consultório!

Trocar um Lumia 980 XL por um Huawei Mate 20 Pro é uma boa opção?

Exmos. Srs.

Serve este para solicitar a Vossa atenção no sentido de me ajudarem nesta decisão:

Tenho um Microsoft Mobile 950 XL, e pela opinião generalizada, o mesmo tem os dias contados! Sendo assim gostaria de saber se merece a pena desfazer-me dele e adquirir um Huawei Mate 20 pro.

Agradeço a Vossa informada opinião.

Cordialmente,

Diógenes Silva

Resposta:

Diógenes,

Dada a idade que o Lumia 950 XL já tem, é muito interessante a possibilidade de troca por um Huawei Mate 20 Pro.

Falamos de hardware muito mais recente e com algumas caraterísticas que mais nenhum tem. A fotografia é monumentalmente melhor, as prestações estão a anos luz de distância e o conjunto global não tem comparação possível.

Depois temos a questão do Windows Mobile, que está morto e prestes a desaparecer. Para além da falta de atualizações, também as apps deixaram de surgir e este ecossistema vive, na sua maioria, do passado.

Assim, a resposta à sua questão é simples: Sim, troque e vai ver a diferença abismal que existem entre os dois equipamentos e os 2 sistemas operativos.

Recomendamos também que leia a nossa análise ao Mate 20 Pro da Huawei e que comprove tudo o que tem sido dito e escrito.

[Respondido por Pedro Simões]

Compensa comprar produtos Apple na store norte americana?

Olá

Há muito que ando para comprar um MacBook Air numa loja física em Portugal, mas comparativamente aos preços do site oficial da Apple dos EUA perco logo a vontade…

Porém, ao que me parece, não é permitido comprar produtos da Apple EUA (ou outro país) através de Portugal.

Existe algum site de confiança que possa servir de mediador ou semelhante?

Obrigado,

Miguel Botelho

Resposta:

Miguel,

Sim, a Apple Store dos EUA não faz envios para Portugal… mas isso tem razão de ser.

Primeiro que tudo, os preços referidos na Apple Store americana não incluem taxas (taxas locais e do estado), simplesmente porque é variável por estado (são mais de 50!).

Na Apple Store, na secção Payment & Pricing, pode ler-se:

“Tax rate

In accordance with state and local law, your online purchases from Apple will be taxed using the applicable sales tax or seller’s use tax rate for your shipping address, or the Apple Store address where the item is picked up.”

Mesmo que fizessem envio para Portugal, seria taxado pela alfândega (IVA + outras), além de que a transportador iria cobrar também os seus honorários, portanto ficava ainda mais caro.

Os preços dos produtos, em cada país, estão ajustados de acordo com as taxas locais e os custos para comercializar em cada país. No entanto, um produto pode ser trazido dos EUA, no caso de fazer uma viagem, ou tiver alguém que o traga.

[Respondido por Hugo Cura]

No excel, porque é que os números positivos não têm o sinal de +?

Boa noite,

Será possível ajudarem-me no assunto em anexo?

Com os melhores Cumprimentos,

Francisco Mesquita

Resposta:

Francisco,

Por base o excel não vai representar os números positivos com o sinal + como pretende. Apenas o faz para os números negativos, para os distinguir e para destacar a sua propriedade.

No entanto, e porque o excel é totalmente configurável, existe uma forma de colocar o sinal + nos números positivos, recorrendo apenas à formatação das células.

Para o fazer só precisa de selecionar as células que quer alterar e carregar com o botão do lado direito.

No menu de contexto que surgir deve escolher a opção Formatar Células. Na janela mostrada, no separador Número, deve escolher a opção Personalizar.

No campo Tipo, deve colocar o seguinte: +#€;-#€;

Após gravar, vai notar que as células que tiver preenchidas com números positivos vão passar a ser representadas com o símbolo + antes do número, tendo sempre o símbolo de euro presente.

[Respondido por Hugo Cura]

É recomendado que use um antivírus no Android?

Boa tarde

Comprei um p20 lite e a minha duvida é se os smartphones já vem com algum antivirus instalado.

João Rui Santos

Resposta:

João,

Não, os smartphones da Huawei não vêm com “antivírus” instalado, se é que se pode chamar de “antivírus”.

Aliás, não recomendo a utilização desse tipo de softwares. Além de tornar o sistema mais lento, geralmente trazem adware, são insistentes em notificações e pouco ou nada resolvem.

A Google Play Store tem um sistema de proteção ativa, que verifica regularmente as aplicações instaladas no smartphone, agindo de forma silenciosa sem prejudicar o desempenho do sistema. Portanto, não tem que se preocupar:

No fundo, basta ter cautela com os sites que visita, as permissões que dá e as aplicações que instala fora da Play Store. Costuma dizer-se que o melhor antivírus é a consciência e boas práticas do utilizador.

[Respondido por Hugo Cura]

Consigo instalar a app Meo Go na minha Android TV?

Olá Boa tarde ,

Comprei esta semana um televisor Sony Bravia 43xf7576 com sistema Android incluído , acontece que tenho Meo Go no IPad e IPhone utilizando a conta de um familiar e funciona impecavelmente . Gostaria de saber se instalar a App da Meo Go na televisão consigo ver por aí ?

Caso não seja possível visualizar directamente como é que poderei visualizar através do IPad ou IPhone para a tv ?

Obrigado pela atenção

Pedro Rafael

Resposta:

Pedro,

Sim, é possível instalar aplicações como o Meo Go, ou outra app de streaming de outro operador.

No entanto, como as aplicações disponíveis na Play Store são mais restritas, essas não aparecem disponíveis para instalação.

Dado isso, é necessário instalar externamente à Play Store. Para o fazer, basta copiar o .apk para uma Pen, ativar a instalação de aplicações de fontes externas, abrir um gestor de ficheiros e instalar o .apk.

Pode fazer o download da versão mais recente do Meo Go a partir do seguinte link:

[Respondido por Hugo Cura]

Como consigo atualizar o meu Xiaomi para a última versão da MIUI?

Boa noite.

Tenho um Xiaomi Mi5 Pro, que não faz atualizações automáticas de software.

Pretendia fazer uma atualização manual de software, mas tenho uma dúvida:

  • estou na versão 7.1 da Miui, posso passar diretamente para a última versão ou é necessário instalar as anteriores também, até esta última?

Obrigado!

João Filipe

Resposta:

João,

Pode ser instalada já a versão mais recente disponível. Atualmente é a versão baseada no Android 8.0.

Temos um guia completo, passo a passo, com tudo o que precisa para instalar a versão mais recente do MIUI, com atualizações automáticas:

Saiba como instalar uma ROM no seu smartphone Xiaomi

Parece complicado, mas é muito simples.

Boa sorte!

[Respondido por Hugo Cura]

Agora que estão apresentadas as questões escolhidas e dadas as respostas, pedimos que os nossos leitores as comentem e que contribuam com informações adicionais que julguem serem necessárias.

Todas e quaisquer questões que gostassem de ver aqui respondidas devem ser colocadas no canal de comunicação exclusivo e dedicado ao consultório Pplware.

Falamos do email criado para esse fim: consultorio (arroba) pplware.com. Este é o único ponto de recepção das questões que nos enviarem. Usem-no para nos remeterem as vossas questões, as vossas dúvidas ou os vossos problemas. A vossa resposta surgirá muito em breve

Lembrem-se de usar o email consultorio (@) pplware.com para nos enviarem as vossas questões

2
1