sol.sapo.ptsol.sapo.pt - 8 dez 21:06

Separados por um vidro. A foto dos protestos em Paris que se tornou viral | FOTO

Separados por um vidro. A foto dos protestos em Paris que se tornou viral | FOTO

“Raramente uma imagem capta de uma forma tão exata o espírito de uma era"

Uma fotografia captada no dia 1 de dezembro durante os protestos dos coletes amarelos em Paris está a tornar-se viral nas redes sociais.

Na imagem é possível ver duas pessoas completamente diferentes. Do lado esquerdo, um homem – provavelmente um militar – com a cara tapada, caminhando por uma zona onde tinha sido largado gás lacrimogéneo para conter os manifestantes que encheram as ruas de Paris. Dentro d eum edifício do Burger King, uma mulher tira uma selfie, sorridente, como se nada estivesse a acontecer no exterior.

“Raramente uma imagem capta de uma forma tão exata o espírito de uma era. Uma empresa de fast-food global sem escrúpulos; obsessão compulsiva com redes socais; alegria no caos. Tudo separado por um vidro. A luta social contra globalismo destrutivo e a incompetência política; fumo translúcido a obscurecer a vontade do povo”, lê-se numa das descrições da imagem que começou a correr na Internet.

Houve quem duvidasse da autenticidade da foto, mas o jornal Liberation já confirmou que a imagem foi captada pelo fotógrafo russo Ilya Varlamov.

View this post on Instagram

Когда пришла на обед, а тут какая-то революция за окном #Paris #YellowVest #GiletsJaunes

A post shared by Ilya Varlamov (@varlamov) on Dec 4, 2018 at 5:08am PST

27
1