www.publico.ptpublico.pt - 8 dez 12:48

António Lobo Antunes apresenta “José Cardoso Pires e o leitor desassossegado”

António Lobo Antunes apresenta “José Cardoso Pires e o leitor desassossegado”

Será na próxima segunda-feira, no Palácio Galveias, em Lisboa.

O escritor António Lobo Antunes e a investigadora Maria Fernanda Abreu vão apresentar, na segunda-feira, no Palácio Galveias, em Lisboa, o ensaio José Cardoso Pires e o Leitor Desassossegado, de Marco Neves.

Nesta obra, o autor demonstra que a bibliografia de José Cardoso Pires não contém ingredientes de policiais 'à americana', e que, nos títulos do escritor português de O Delfim e Balada da Praia dos Cães, o leitor "é convidado a entrar na investigação".

"Quando de lá saímos, percebemos que nos tornámos cúmplices do próprio crime - tudo não passou de um saboroso e sofisticado jogo literário que o autor usou para caçar e desassossegar o leitor", lê-se no ensaio de Marco Neves, que é também blogger e professor da Universidade Nova de Lisboa.

"Ao longo das 176 páginas, o autor calçou as luvas, pegou no bisturi e dissecou as particulares estratégias de rapto literário que, ao longo de várias gerações, têm desassossegado os leitores de José Cardoso Pires", escreve a editora Guerra e Paz, sobre a obra.

Neste ensaio, Marco Neves desvela ainda alguns dos segredos dos "policiais à portuguesa" de José Cardoso Pires.

"O herói apaixona-se pela vilã, mas nada acontece, a conspiração derrota-se a si mesma, os veículos de fuga vão deixando pedaços pelo caminho, todos se atrapalham, num nervoso de teatro de província tentando representar, com poucos meios, uma peça estrangeira muito conhecida".

Estes são, segundo o autor do ensaio, alguns dos segredos das obras do autor de Dinossauro excelentíssimo.

O lançamento deste ensaio de Marco Neves encerra o programa de homenagens a José Cardoso Pires, promovido pela Câmara Municipal de Lisboa, com a editora Relógio d'Água, ao longo dos últimos dois meses, no ano em que passam vinte anos sobre a morte do autor de Balada da praia dos cães.

O programa passou pelas bibliotecas municipais Palácio Galveias, Hemeroteca e Camões, uma exposição de fotografias de Eduardo Gageiro, a exibição de filmes dedicados ao escritor e à sua obra, entre os quais Fotogramas Soltos das Lisboas de Cardoso Pires, a partir de Lisboa, Livro de Bordo, a apresentação da revista Almanaque em formato digital, concebida por José Cardoso Pires.

O programa incluiu ainda itinerários literários no bairro de Alvalade, onde o escritor viveu durante um período importante da sua vida.

O hóspede de Job, O anjo ancorado, O render dos heróis, Alexandra Alpha, A cavalo no diabo, De profundis, Valsa Lenta são títulos que se destacam na obra de José Cardoso Pires.

O escritor nasceu na aldeia de S. João do Peso, em Vila de Rei, Castelo Branco, em 2 de Outubro de 1925.

Morreu em Lisboa, em 26 de Outubro de 1998.

1
1