www.sabado.ptleitores@sabado.cofina.pt (Sábado) - 6 dez 09:00

Somos todos António Mexia

Somos todos António Mexia

O presidente da EDP só paga impostos quando estiverem reunidas as suas condições. Todo o contribuinte deveria ter este poder perante as Finanças. Mas ao pequeno, o fisco penhora, à EDP fica à espera de orientação superior. António Mexia é o novo dono disto tudo - Opinião , Sábado.

O saudoso Adalberto Campos Fernandes, em tempos um dos chefes de gabinete do ministro das Finanças, deixou em testamento político uma daquelas frases que ecoará pela eternidade: "Somos todos Mário Centeno." O Governo tem vários ministros com as respectivas pastas mas, no fundo, o todo, como pretendeu dizer Campos Fernandes, obedece ao ministro das Finanças. Mas enquanto os titulares das pastas respondem perante o ministro das Finanças, o cobrador de impostos, este, por sua vez, obedece a quem? A António Mexia, obviamente.

Só assim se explica o silêncio do Ministério das Finanças perante a posição do administrador executivo da EDP relativamente à Contribuição Extraordinária sobre o Sector Energético (CESE). Disse Mexia que "a CESE será paga quando estiverem preenchidas as condições.

Leia o artigo na íntegra na edição n.º 762, nas bancas a 6 de Dezembro de 2018.

28
1