visao.sapo.ptvisao.sapo.pt - 6 dez 13:00

Aniversário Musicbox, em Lisboa: Parabéns à caixa de música

Aniversário Musicbox, em Lisboa: Parabéns à caixa de música

Sunflowers, Sensible Soccers e Bateu Matou são alguns dos convidados do 12º aniversário do clube do Cais do Sodré. Três dias de concertos pela noite fora, a partir desta quinta, 6
No sábado, 8, o ritmo é marcado pelos Bateu Matou, o power trio de baterias, composto por Riot (Buraka Som Sistema), Quim Albergaria (Paus) e Ivo Costa (Batida)

No sábado, 8, o ritmo é marcado pelos Bateu Matou, o power trio de baterias, composto por Riot (Buraka Som Sistema), Quim Albergaria (Paus) e Ivo Costa (Batida)

Apesar da efémera carreira, os 1 Uik Project têm lugar garantido na História da Música em Portugal, pelo anúncio de uma nova Lisboa, feita de misturas e de miscigenação, que tão bem adivinharam em Strategies and Survival, o seu único álbum. Não foi, portanto, de admirar que, naquela fria noite de dezembro de 2006, o coletivo, liderado por Kalaf e por Branko, tenha sido convidado para o espetáculo inaugural do Musicbox, um clube à moda antiga, situado onde em tempos havia funcionado a discoteca Texas.

À exceção das históricas discotecas Tóquio e Jamaica, a hoje muito movimentada Rua Nova do Carvalho pouco mais tinha para oferecer do que alguns velhos bares de striptease e um ou outro café de reputação duvidosa. Não demorou muito para que o Musicbox se tornasse uma referência para os fãs de música ao vivo, assumindo-se o herdeiro direto de locais como o Rock Rendez-Vous ou o Johnny Guitar. Com o tempo, vieram mais clubes, bares e restaurantes, que fizeram do Cais do Sodré o novo centro da movimentada lisboeta, onde o Musicbox, 12 anos depois e mais dois mil concertos, continua a ser uma referência.

Como já é tradição, o aniversário festeja-se com um cartaz eclético e transversal, bem à imagem da filosofia deste clube, sempre de portas abertas a toda a (boa) música. A festa começa nesta quinta-feira, 6, com três concertos de entrada livre, a cargo de Pedro Mafama, Môrus e Sunflowers. Na sexta, 7, os cabeças de cartaz serão os nortenhos Sensible Soccers, com uma nova formação e um novo disco quase a chegar. No sábado, 8, o ritmo é marcado pelos Bateu Matou, o power trio de baterias, composto por Riot (Buraka Som Sistema), Quim Albergaria (Paus) e Ivo Costa (Batida), que, nessa noite, convidam nomes como Blaya, Scúru Fitchádu e Progressivu para uma moderna noite de baile à moda antiga.

Depois dos concertos, a festa continua com sessões de clubbing, a cargo de Shaka Lion e de Ms. Nina ou de Nuno Lopes e Dupplo.

Musicbox > R. Nova do Carvalho, 24, Lisboa > T. 21 347 3188 > 6-8 dez, qui-sáb 21h30 > grátis a €15

2
1