rr.sapo.ptRibeiro Cristóvão - 19 nov. 06:06

Proveitos que contam

Proveitos que contam

Agora fica a faltar um jogo que apenas conta para o cumprimento do calendário. Será em Guimarães, com a Polónia.

A deslocação da seleção portuguesa de futebol a Itália que se antevia justificadamente muito difícil acabou por se traduzir num sucesso de consequências imediatas muito importantes.

Face ao empate alcançado no histórico estádio Giuseppe Meazza, a seleção comandada por Fernando Santos foi assim a primeira a garantir assento na final four da Liga das Nações que terá lugar em junho próximo nas cidades portuguesas de Guimarães e do Porto.

Porque o empate bastava para que Portugal conseguisse o apuramento direto, era previsível que o plano urdido pelo selecionador nacional não viesse a ser marcado por uma grande ousadia. E foi assim. Mas também convém acentuar a ideia de que ao onze das quinas não foi possível fazer melhor porque a enorme qualidade da squadra azzurra não lho consentiu.

Sobretudo a primeira parte constituiu um permanente embaraço para a equipa portuguesa, que só na segunda parte conseguiu emergir e, por alguns momentos, não muitos, equilibrar o jogo e trazer ao de cima o valor de muitos dos seus jogadores, que, sem embaraço, lhes reconhecemos.

Porque não se justificavam nem recomendavam atrevimentos, a seleção portuguesa apontou apenas para o cumprimento de um objetivo primordial. E foi possível consegui-lo por força da classe dos jogadores que a servem e da competência do selecionador que lhe aponta os caminhos.

Agora fica a faltar um jogo que apenas conta para o cumprimento do calendário.

Será em Guimarães, com a Polónia, onde Fernando Santos vai certamente aproveitar para rodar alguns jogadores menos utilizados, sem no entanto provocar uma grande descaracterização no onze a apresentar.

NewsItem [
pubDate=2018-11-19 07:06:07.0
, url=https://rr.sapo.pt/artigo/131201/proveitos-que-contam
, host=rr.sapo.pt
, wordCount=252
, contentCount=1
, socialActionCount=1
, slug=2018_11_19_905342719_proveitos-que-contam
, topics=[ribeiro cristóvão, ribeiro cristovão, opinião]
, sections=[opiniao]
, score=0.000000]