www.dinheirovivo.ptdinheirovivo.pt - 18 nov. 11:14

Medlive. Plataforma médica só em português

Medlive. Plataforma médica só em português

A Medlive é uma plataforma de medicina virtual em português que quer estar no mundo lusófono.

Certo dia, quando trabalhava em Angola, Pedro Barros ficou doente. Não era nada de grave. Era apenas uma dor de garganta, mas não conseguiu ser visto por um médico. “Fiz uma Skype call com um médico cá [Portugal] que me resolveu o problema”, conta. E assim surgiu a ideia de lançar a Medlive, uma plataforma de medicina virtual em língua portuguesa. Esta última característica – ser em português – é o que a distingue de outras.

“Temos uma tecnologia que permite ligar os médicos com os doentes através de uma video call no telemóvel. É possível selecionar o médico por nome ou especialidade, agendar uma consulta, realizá-la através de video call, fazer o pagamento com cartão de crédito e receber a fatura e qualquer prescrição médica no e-mail. Tudo em português porque trabalhamos para a comunidade global de língua portuguesa: Brasil, Angola, Moçambique, Portugal, Cabo Verde, São Tomé e Guiné.”

Pedro Barros não é propriamente um estreante nas andanças de criar empresas. Nos últimos dez anos tem apostado em lançar novos negócios. Na missão de criar a Medlive não esteve sozinho: aliou-se a outras duas pessoas. O desenvolvimento da plataforma ficou a cargo da equipa e demorou cerca de nove meses. Está operacional desde junho.

“Somos 25 pessoas. Estamos [neste momento] a comunicar a plataforma aos médicos embora já tenhamos cerca de 25. Os clínicos estão a usar a plataforma à sua maneira: trazem os seus pacientes e fazem as consultas. Estamos a fazer parcerias com empresas no Brasil e em Angola.”

Para poder dar consultas na Medlive tem de provar que é, de facto, médico através do certificado de habilitações e inscrição na Ordem dos Médicos. Caso o especialista não seja português – embora cumpra a outra exigência de falar corretamente português -, a equipa jurídica da empresa entra em campo para assegurar que as habilitações desse especialista têm equivalência em Portugal.

“Asseguramos que todos os médicos falam de forma proficiente português. Podem também falar espanhol, francês e inglês. Mas um médico que não fale proficientemente português não está na plataforma. É aí que nos queremos diferenciar. Trabalhamos para a comunidade de língua portuguesa do mundo.”

As experiências passadas na criação de negócios foram determinantes para o lançamento desta plataforma. A Medlive foi financiada com capitais próprios gerados através da venda de outros negócios por parte de Pedro Barros. Nos planos para o futuro está alargar a rede de parcerias mas não só. “Temos já dois mil utilizadores. Queremos ter cerca de 200 médicos de várias especialidades. E queremos chegar a cerca de 20/25 mil aconselhamentos médicos. Tudo até ao final de 2020. Temos o objetivo de ter uma faturação à volta de um milhão, um milhão e meio. Daqui a dez anos queremos chegar aos dez milhões de consultas.”

NewsItem [
pubDate=2018-11-18 12:14:40.0
, url=https://www.dinheirovivo.pt/fazedores/1294279/
, host=www.dinheirovivo.pt
, wordCount=456
, contentCount=1
, socialActionCount=1
, slug=2018_11_18_727702746_medlive-plataforma-medica-so-em-portugues
, topics=[fazedores, economia]
, sections=[economia]
, score=0.000000]