rr.sapo.ptrr.sapo.pt - 18 nov. 14:52

​Centralismo 4.0

​Centralismo 4.0

O recém divulgado estudo "Assimetrias e Convergência Regional: Implicações para a Descentralização e Desconcentração do Estado em Portugal" é alvo de análise no Conversas Cruzadas desta semana.

"Portugal é um dos países mais centralizados da Europa", conclui um estudo pedido pela Associação Comercial do Porto. A mais antiga associação empresarial do país voltou a diagnosticar o estado da nação olhando para um aspecto particular: o centralismo.

A estrutura da ACP, a caminho dos 3 mil associados, responde por mais de 80% do PIB da região e quer sugerir pistas e caminhos aos decisores políticos para que Portugal encontre um 'modelo de organização do Estado que seja justo, equilibrado e moderno".

Assim, o estudo "Assimetrias e Convergência Regional: Implicações para a Descentralização e Desconcentração do Estado em Portugal", concretizado por uma equipa da Universidade do Minho coordenada por Fernando Alexandre e com João Cerejeira, Miguel Portela e Miguel Rodrigues, é debatido no CONVERSAS CRUZADAS onde também se equaciona os efeitos no todo nacional do modelo de desenvolvimento adoptado na região mais rica do país, a Área Metropolitana de Lisboa.

Fernando Alexandre, professor da Universidade do Minho, junta-se ao painel residente com o economista Luís Aguiar-Conraria, o empresário e jurista Nuno Botelho e o sociólogo Manuel Carvalho da Silva.

NewsItem [
pubDate=2018-11-18 15:52:39.0
, url=https://rr.sapo.pt/artigo/131169/centralismo-40
, host=rr.sapo.pt
, wordCount=179
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2018_11_18_706303846_-centralismo-4-0
, topics=[informação, programas, conversas cruzadas]
, sections=[]
, score=0.000000]