www.jornaldenegocios.ptjornaldenegocios.pt - 18 nov. 19:00

A sua semana dia-a-dia: Petróleo, relatos do BCE e economia em destaque

A sua semana dia-a-dia: Petróleo, relatos do BCE e economia em destaque

A semana será marcada pela publicação de relatórios relativos ao petróleo e dos relatos do BCE. A atenção dos investidores estará ainda voltada para a divulgação de indicadores e resultados.
Segunda-feira Ministros das Finanças reunidos em Bruxelas
A semana arranca com o encontro dos ministros das Finanças da Zona Euro, em Bruxelas. Este Eurogrupo será essencialmente dedicado à reforma da área do euro. Este encontro antecipa o Conselho Europeu que está agendado para 13 e 14 de Dezembro e que incidirá sobre o orçamento da União Europeia para 2021-2027, mercado único, migração, relações externas e luta contra a desinformação. 

Terça-feira Mercado imobiliário dos EUA em destaque
O mercado imobiliário dos Estados Unidos é habitualmente alvo de atenção por parte dos investidores. Esta terça-feira, será conhecida a evolução da construção de casas novas, em Outubro. E as estimativas dos economistas consultados pela agência Bloomberg apontam para que estas tenham aumentado 2%, depois da queda de 5,3% registada no mês anterior. Será ainda divulgada a evolução das licenças de construção, no mesmo mês.

Quarta-feira AIE publica relatório sobre inventário de crude nos EUA

Numa altura em que os preços do petróleo nos mercados internacionais têm estado sob forte pressão, tendo mesmo registado a maior queda de sempre nos Estados Unidos, todos os novos dados têm influência no rumo da matéria-prima. Na quarta-feira, a Administração de Informação em Energia (sob a tutela do Departamento norte-americano da Energia) divulga os dados relativos aos inventários de crude dos EUA na semana passada, bem como os stocks de destilados e gasolina. Um relatório que será seguido com atenção. 

Quarta-feira OCDE actualiza as previsões económicas
A Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Económico (OCDE) actualiza, esta quarta-feira, as suas previsões económicas. Em Setembro, anunciou que estima que a economia europeia vai desacelerar mais do que o previsto devido à queda da procura externa. Passou a antecipar uma expansão de 2% do PIB, este ano. Em Março, antecipava um crescimento de 2,3%. O mesmo aconteceu no que toca às estimativas para 2019. Depois de prever um crescimento de 2,1% no próximo ano, a OCDE passou a estimar que o PIB da região cresça 1,9%. 
 
Quinta-feira BCE publica relatos da última reunião
O Banco Central Europeu (BCE) publica, esta quinta-feira, os relatos relativos à última reunião de política monetária, que ocorreu a 24 e 25 de Outubro. Neste encontro, Mario Draghi confirmou as indicações de política monetária que tinha vindo a dar desde Junho. Os juros ficaram inalterados e o programa de compra líquida de activos deverá terminar no final deste ano. Neste dia, do outro lado do Atlântico, assinala-se a Acção de Graças, pelo que os mercados estarão encerrados.  

Sexta-feira Ibersol publica contas do trimestre
A época de resultados do terceiro trimestre está já perto do fim. E, depois de umas semanas muito activas no que diz respeito à publicação de contas dos primeiros nove meses do ano, esta será mais calma. Na bolsa de Lisboa, está apenas prevista a divulgação dos resultados da Ibersol, relativos ao período entre Janeiro e Setembro. Lá fora, JD.com, Target e Deere também apresentam contas, ao longo da semana.
NewsItem [
pubDate=2018-11-18 20:00:00.0
, url=https://www.jornaldenegocios.pt/mercados/investidor-privado/detalhe/a-sua-semana-dia-a-dia-petroleo-relatos-do-bce-e-economia-em-destaque
, host=www.jornaldenegocios.pt
, wordCount=477
, contentCount=1
, socialActionCount=4
, slug=2018_11_18_512146430_a-sua-semana-dia-a-dia-petroleo-relatos-do-bce-e-economia-em-destaque
, topics=[investidor privado]
, sections=[economia]
, score=0.000000]