observador.ptobservador.pt - 18 nov. 13:58

Franceses revoltados com preços do combustível. Quanto pagam na bomba (em comparação com Portugal)?

Franceses revoltados com preços do combustível. Quanto pagam na bomba (em comparação com Portugal)?

Combustível mais caro das últimas décadas levou milhares para as ruas. A gota de água foi o anúncio da subida do imposto sobre os hidrocarbonetos. Como se compara com os preços em Portugal?

Vestidas com coletes refletores, mais de 280 mil pessoas mobilizaram-se esta semana para bloquear estradas em França, num protesto contra a subida do preço dos combustíveis. As manifestações, que se tornaram violentas em algumas zonas do país, já resultaram em mais de 400 feridos, incluindo 14 em estado grave, e na morte de uma das manifestantes, atropelada nos Alpes franceses.

Os protestos são dirigidos concretamente ao presidente francês, Emmanuel Macron, e às suas políticas na área da energia. A gota de água foi o anúncio recente de que o imposto sobre hidrocarbonetos irá aumentar em janeiro de 2019. Serão mais 6,5 cêntimos por litro no gasóleo e mais 2,9 cêntimos por litro na gasolina. Este ano, este imposto já tinha aumentado em 7,6 cêntimos por litro no gasóleo e em 3,6 cêntimos por litro na gasolina.

Estas medidas fazem parte de uma campanha que o presidente francês está a levar a cabo para tornar o país mais ecológico e menos dependente dos combustíveis fósseis. Aliás, no ano passado o governo francês anunciou mesmo que pretende acabar com os carros movidos a combustíveis fósseis até 2040. As medidas têm provocado uma descida acentuada da popularidade de Macron, que em outubro se situava apenas nos 21%.

Quanto é que os franceses pagam pelo combustível (em comparação com Portugal)?

Além da subida do imposto sobre os hidrocarbonetos, o preço dos combustíveis tem aumentado consideravelmente ao longo dos últimos anos. Nos últimos 12 meses, o preço do gasóleo, o combustível mais utilizado em França e principal motivo dos protestos, subiu em média 23%. Em outubro foi atingido o preço médio mais alto desde o início do século, de 1,51 euros por litro.

Uma consulta à página do governo francês sobre o preço dos combustíveis mostra que os preços na região da capital, Paris, rondam os 1,6 euros por litro no gasóleo e os 1,5 euros por litro na gasolina. Os preços são inferiores em cidades mais pequenas de França, o que justifica o valor médio nacional de 1,51 euros por litro no gasóleo.

Os preços do gasóleo são, nessa proporção, superiores em França aos praticados em Portugal. O preço do gasóleo este domingo em dois postos de abastecimento de Lisboa contactados pelo Observador era de 1,476 euros por litro (Galp) e de 1,489 euros por litro (BP).

Contudo, na gasolina o preço em Lisboa, este domingo, era de 1,579 euros por litro (Galp) e de 1,599 euros por litro (BP), mais elevados do que em França (cerca de 1,5 euros em Paris).

Em França, o salário mínimo bruto é de 1.480 euros mensais. Em Portugal é de 589 euros mensais.

Emmanuel Macron já veio culpar o aumento dos preços do petróleo, mas admitiu que são precisos mais impostos sobre os combustíveis para financiar os investimentos em energias renováveis. Mas os manifestantes não se conformam e acusam o presidente francês de se esquecer dos mais pobres e de governar para os ricos.

Para se perceber a dimensão do protesto, uma sondagem feita na semana passada revelou que 70% dos franceses querem uma reversão do aumento de impostos sobre os combustíveis e que mais de metade dos eleitores que votaram em Macron apoiam o movimento dos Coletes Amarelos (como ficou conhecido o protesto).

Apesar de o protesto não ter origem em partidos da oposição, é certo que estes têm tentado tirar dividendos políticos ao apoiar os manifestantes. “O governo devia deixar de ter medo dos franceses que vêm expressar a sua revolta e que o fazem de maneira pacífica”, escreveu Marine Le Pen, líder da Frente Nacional, no Twitter.

NewsItem [
pubDate=2018-11-18 14:58:59.0
, url=https://observador.pt/2018/11/18/franceses-revoltados-com-precos-do-combustivel-quanto-pagam-na-bomba-em-comparacao-com-portugal/
, host=observador.pt
, wordCount=588
, contentCount=1
, socialActionCount=75
, slug=2018_11_18_2046357595_franceses-revoltados-com-precos-do-combustivel-quanto-pagam-na-bomba-em-comparacao-com-portugal-
, topics=[frança, europa, protestos, combustível, sociedade, energia, mundo, economia]
, sections=[economia, sociedade, actualidade]
, score=0.000000]