www.publico.ptpublico.pt - 18 nov. 18:15

Governador da Baviera vai disputar liderança da CSU

Governador da Baviera vai disputar liderança da CSU

Söder vai candidatar-se ao lugar de Seehofer, ministro do Interior alemão e líder da União Social Cristã.

Uma semana depois de Horst Seehofer confirmar que vai deixar a liderança da União Social Cristão (CSU), o partido-gémeo da União Democrata-Cristã (CDU, da chanceler Angela Merkel) na Baviera, o governador do estado, Markus Söder, anunciou que quer disputar a liderança dos conservadores.

“Depois de uma avaliação cuidadosa, e em acordo com o desejo de muitos membros, estou pronto para servir o meu partido”, disse Söder à agência de notícias alemã DPA. “Por isso é que me estou a candidatar a líder da CSU.”

O partido que em Outubro sofreu uma pesada derrota nas eleições na Baviera, perdendo a maioria e obtendo uma das piores votações da sua história, vai eleger um novo líder num congresso especial marcado para 19 de Janeiro.

A decisão de Horst Seehofer seguiu-se à declaração da própria Merkel confirmando que o seu quarto mandato à frente do Governo será o último e que vai abandonar entretanto a liderança da CDU.

Seehofer manter-se-á como ministro mesmo abandonando a chefia da CSU. Já se espera que Söder, seu rival de longa data na Baviera, procurasse a liderança depois dos resultados nas eleições regionais do mês passado.

Manfred Weber, membro da CSU e principal candidato do Partido Popular Europeu às eleições de 26 de Maio de 2019, disse que se afastará da corrida no partido para se focar na campanha europeia.

Cabeça de lista dos conservadores, Weber é o candidato da maior família política no Parlamento Europeu à liderança da Comissão Europeia, para substituir Jean-Claude Juncker.

NewsItem [
pubDate=2018-11-18 19:15:00.0
, url=https://www.publico.pt/2018/11/18/mundo/noticia/governador-baviera-vai-disputar-lideranca-csu-1851556
, host=www.publico.pt
, wordCount=244
, contentCount=1
, socialActionCount=2
, slug=2018_11_18_1179730018_governador-da-baviera-vai-disputar-lideranca-da-csu
, topics=[alemanha]
, sections=[actualidade]
, score=0.000000]