www.publico.ptpublico@publico.pt - 16 nov. 10:42

A civilização contra a cultura

A civilização contra a cultura

O diferendo não é uma mera oposição de opiniões nem se resolve accionando os mecanismos da democracia.

E, de repente, ao entrar em funções, confrontada com a questão das touradas, a ministra da Cultura pronunciou a palavra “civilização”, explicitando assim, espontaneamente, o campo e o horizonte de ideias em que esta discussão tem lugar. O aparecimento e a evolução semântica e ideológica da palavra “civilização” e das problemáticas que ela trouxe consigo é um assunto importante na história das ideias, que no nosso tempo mobilizou estudos de figuras tão importantes como Jean Starobinski e Émile Benveniste.

Livro de recitações

“Prefiro manter a tradição e defender o que acho certo, no respeito pela liberdade dos outros defenderem e praticarem o contrário...”
António Costa, PÚBLICO, 11/11/2018

Com esta frase, terminava António Costa uma carta aberta dirigida a Manuel Alegre, em resposta à missiva, também aberta, que este lhe tinha enviado.  O assunto é a percentagem de IVA a aplicar ao espectáculo das touradas. O nosso primeiro-ministro tenta aqui os seus bons ofícios, para os quais tem reconhecidas habilidades: aqueles que consistem em construir pragmaticamente uma ponte entre duas partes desavindas, para ele próprio fazer travessias de funâmbulo. Mas, neste caso, por razões que tentei explicar no texto principal, esse esforço não pode produzir resultados e é completamente falacioso representar o papel de democrata-mor e irredutível que consiste em evocar “o respeito pela liberdade dos outros defenderem e praticarem o contrário”. Mas esta carta não deveria ter sido escrita por outra razão: o primeiro-ministro é um homem hábil nas suas acções, com uma inteligência pragmática muito treinada, mas de uma indigência aflitiva na escrita. E, então, é como se fizesse um strip-tease nada excitante e até um pouco repulsivo. O que é que desta escrita devemos deduzir quanto à elaboração de um pensamento, quando é preciso ir além da ordem gestionária da política pragmática?

A civilização como categoria é um elemento central do projecto iluminista, para o qual ela designa o processo fundamental da História e o resultado desse processo: a superação de um estado primordial em direcção a um estado considerado superior do ponto de vista moral, cultural, científico, tecnológico, etc. A ideia de civilização tornou-se o critério pelo qual a barbárie — ou não-civilização — é julgada e condenada. Ela só pode ser compreendida em função da ideia de progresso, da concepção de que há um progresso da humanidade.

A história da ideia de civilização não pode ser feita sem a referência à ideia de cultura, com a qual ela forma um par. E esse par ganhou uma importante configuração dicotómica — a civilização em oposição à cultura — que nos chegou da tradição romântica alemã. A reivindicação da Kultur contra a Zivilisation (vista com desconfiança como ideia muito francesa), a defesa da “cultura espiritual” e enraizada contra o cosmopolitismo e universalismo da ideia de civilização, democrática na sua essência, encontra em Thomas Mann, na sua fase inicial, um representante que manifestou todo o seu desprezo pela classe que ele denominou como intelectuais da civilização, Zivilisationsliterat, a que pertencia, aliás, o seu irmão Heinrich Mann.

O par dicotómico civilização/cultura é de uma grande complexidade, ao ponto de ser muito difícil responder a esta questão: quando Freud escreveu Unbehagen in der Kultur, publicado em 1930, é sobre o mal-estar da cultura ou sobre o mal-estar da civilização que ele escreveu? Sobre isso, os tradutores nunca se entenderam e nas principais línguas europeias encontramos o título traduzido das duas maneiras.

Fácil é então perceber porque é que os defensores das touradas reivindicam a ideia de cultura e os que querem que elas sejam proibidas tomam a civilização como critério. Mais difícil — mas necessário — é perceber que as duas partes não estão envolvidas num litígio em que é possível uma verdadeira discussão, isto é, um encadeamento das frases de um lado e de outro que formam uma argumentação e uma contra-argumentação, tendo como condição necessária o pressuposto de que é possível as duas partes litigarem.

Fácil é então perceber porque é que os defensores das touradas reivindicam a ideia de cultura e os que querem que elas sejam proibidas tomam a civilização como critério.

Ora, neste caso não se trata nunca de um litígio, mas de um diferendo. O que é um diferendo? Há um diferendo, explicou o filósofo francês Jean-François Lyotard, quando o discurso de uma parte não tem nenhum sentido para a outra parte porque as duas falam uma linguagem diferente e nem partilham um terreno mínimo, uma razão comum, que possa tornar possível o esforço que consistiria em cada uma das partes se colocar no lugar da outra.

É que, neste caso em que há um diferendo, as palavras de uns não podem ser encadeadas nas palavras dos outros. Há uma absoluta heterogeneidade de linguagens, uma incomensurabilidade dos discursos, ao ponto de aquilo a que uns chamam cultura os outros chamarem barbárie. E cada vez que uma das partes explica e defende as suas razões, só confirma as razões da outra parte. E, assim, o conflito nunca pode ser equitativamente resolvido, não é possível recorrer a uma regra de julgamento aplicável ao discurso de ambos os lados.

NewsItem [
pubDate=2018-11-16 11:42:00.0
, url=https://www.publico.pt/2018/11/16/culturaipsilon/opiniao/civilizacao-cultura-1850952
, host=www.publico.pt
, wordCount=835
, contentCount=1
, socialActionCount=2
, slug=2018_11_16_25989751_a-civilizacao-contra-a-cultura
, topics=[opinião, opinião acção paralela]
, sections=[opiniao, vida]
, score=0.000000]