expresso.sapo.ptexpresso.sapo.pt - 13 nov. 16:46

Londres e Bruxelas chegam a acordo sobre o Brexit e Theresa May convoca conselho de ministros

Londres e Bruxelas chegam a acordo sobre o Brexit e Theresa May convoca conselho de ministros

Negociadores britânicos e da União Europeia chegaram a acordo para a saída do Reino Unido do clube dos 28. Theresa May convocou um conselho de ministros de emergência

Os ministros do Executivo de Theresa May estão a ser convocados para o número 10 da Downing Street para uma reunião de emergência esta quarta-feira. A convocatória segue-se à assinatura de um texto técnico sobre o Brexit, acordado esta terça-feira entre os negociadores britânicos e a União Europeia (UE)., mas que terá ainda de passar por diversos crivos de natureza política, quer em Londres, quer entre os estados-membros da União Europeia.

A reunião servirá para discutir o texto final do acordo, depois de dado o primeiro passo no longo processo de ratificação da retirada do Reino Unido da UE.

Os ministros terão de assinar o plano de May para o Brexit, incluindo o documento principal, o acordo de retirada, que se estende por mais de 400 páginas de texto jurídico denso. Os governantes terão a oportunidade de ler os documentos antes da reunião.

Nesta terça-feira, a Comissão Europeia tinha divulgado detalhes sobre um "plano de contingência" para a eventualidade de não haver acordo com o Reino Unido sobre o 'Brexit', incluindo isenção de visto para circulação de pessoas.

Na reunião do Colégio de Comissários foi discutido "o plano para uma ausência de acordo", disse o vice-presidente Frans Timmermans, em conferência de imprensa, salientando, na altura, que Bruxelas tinha que se preparar "para todas as opções".

Os planos de contingência que não parecem necessários

Na reunião semanal da 'Comissão Juncker', acrescentou o vice-presidente, o responsável da União Europeia (UE) para as negociações sobre o 'Brexit', Michel Barnier, tinha dado conta de que as conversações prosseguiam "intensas" com Londres.

Antecipando a eventualidade de um cenário de saída sem acordo, que parece, afinal, não se verificar, Timmermans adiantou que Bruxelas tinha proposto esta terça-feira medidas num "plano de contingência", incluindo a isenção de vistos para cidadãos britânicos entrarem na UE para estadas de curta duração.

Nesta segunda-feira, a primeira-ministra britânica tinha anunciado que, após reuniões que se prolongaram pela madrugada, o Reino Unido e Bruxelas ainda não tinham chegado a acordo sobre o Brexit. Theresa May admitia um “otimismo cauteloso” de ambas as partes, mas sublinhou que as conversações mais recentes se mantinham "extremamente difíceis”.

"Ainda não chegámos lá"

Em Bruxelas, o acordo técnico não passa disso mesmo. A Comissão Europeia não confirma a existência de um acordo político global e definitivo, remete para a reunião do conselho de ministros em Londres e para as declarações de Frans Timmermans, vice-presidente do executivo comunitário, que alertou nesta terça-feira: "Estão a decorrer negociações muito intensas. É claro que apesar de haver progressos ainda não chegámos lá"

NewsItem [
pubDate=2018-11-13 17:46:12.0
, url=http://expresso.sapo.pt/internacional/2018-11-13-Londres-e-Bruxelas-chegam-a-acordo-sobre-o-Brexit-e-Theresa-May-convoca-conselho-de-ministros
, host=expresso.sapo.pt
, wordCount=413
, contentCount=1
, socialActionCount=11
, slug=2018_11_13_62322415_londres-e-bruxelas-chegam-a-acordo-sobre-o-brexit-e-theresa-may-convoca-conselho-de-ministros
, topics=[internacional]
, sections=[actualidade]
, score=0.000000]