www.publico.ptpublico.pt - 13 nov. 17:49

Porto já escolheu localização de dois novos restaurantes solidários

Porto já escolheu localização de dois novos restaurantes solidários

Vereador da Coesão Social garantiu ainda que esta semana vai haver uma reunião para procurar uma solução para sem-abrigo que pernoitam na antiga Escola Preparatória do Cerco do Porto.

No próximo ano, a cidade do Porto deverá passar a ter três restaurantes solidários e não apenas um, como acontece hoje. A informação foi dada à vereação esta terça-feira, na reunião do executivo, pelo vereador da Coesão Social, Fernando Paulo. O segundo espaço deverá abrir no edifício da Junta de Freguesia de Massarelos e o terceiro ficará instalado num edifício no Largo de Tito Fontes, que a Câmara do Porto vai adquirir.

Fernando Paulo respondia à vereadora da CDU, Ilda Figueiredo, que procurou perceber por que estava a votação a prorrogação por seis meses de um apoio à Associação CASA - Centro de Apoio aos Sem-abrigo – Instituição Particular de Solidariedade Social, que mantém a funcionar o único restaurante solidário da cidade. O vereador explicou que o apoio foi prolongado apenas por seis meses porque, nesse prazo, deverão acontecer mudanças. “Temos a perspectiva de abrirmos dois restaurantes nos próximos meses”, confirmou.

A estratégia deverá passar por ter os três restaurantes a servir refeições, mas apenas um local a confeccioná-las. A preparação e confecção das refeições deverão, assim, ficar concentradas no Hospital de Joaquim Urbano, onde funciona desde Setembro do ano passado o centro de acolhimento de emergência de cidadãos sem-abrigo, sendo distribuídas pelos três espaços assim que estes estejam a funcionar.

O vereador da Coesão Social referiu-se ainda ao caso denunciado pelo PÚBLICO dos sem-abrigo que vivem na antiga escola do Cerco. Reconhecendo que este foi “um caso que escapou-se completamente às instituições”, Fernando Paulo garantiu que ele será discutido numa reunião já agendada para sexta-feira, entre a Câmara do Porto, a Segurança Social e a Administração Regional de Saúde do Norte, com o objectivo de encontrar “uma resposta ao nível do NPISA [Núcleo de Planeamento e Intervenção Sem-Abrigo]”.

Segundo o vereador, as dez pessoas que ali pernoitam eram conhecidas de uma instituição que lhes prestava apoio, “mas que não sinalizou o caso a nenhuma instituição do NPISA”. Segundo o trabalho do PÚBLICO, os sem-abrigo que pernoitam na antiga escola têm sido acompanhados por técnicos da cooperativa Arrimo, que apoiam cidadãos que consomem droga e/ou se encontrem em situação de sem-abrigo. Fernando Paulo não nomeou a instituição, mas disse que quem conhecia e acompanhava o caso “nunca trouxe o assunto ao NPISA nem procurou uma resposta integrada”.

O edifício da antiga Escola Preparatória do Cerco do Porto vai ser transformado no novo centro de saúde de Campanhã. As obras devem avançar ainda este mês.

NewsItem [
pubDate=2018-11-13 18:49:49.0
, url=https://www.publico.pt/2018/11/13/local/noticia/porto-ja-escolheu-localizacao-dois-novos-restaurantes-solidarios-1850960
, host=www.publico.pt
, wordCount=402
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2018_11_13_620879093_porto-ja-escolheu-localizacao-de-dois-novos-restaurantes-solidarios
, topics=[sem-abrigo]
, sections=[sociedade]
, score=0.000000]