rr.sapo.ptrr.sapo.pt - 13 nov. 16:20

Divórcio à vista. UE e Reino Unido chegam a "esboço de acordo final" para o Brexit

Divórcio à vista. UE e Reino Unido chegam a "esboço de acordo final" para o Brexit

Texto vai ser debatido por Theresa May e os seus ministros, na quarta-feira.

As equipas de negociações do Brexit que representam a Comissão Europeia e o Reino Unido terão chegado a um acordo final para concretizar a saída dos britânicos dentro do prazo previsto, no final de março do próximo ano.

Segundo várias fontes bem colocadas em Bruxelas, o impasse resolveu-se na noite de segunda-feira, horas depois de a primeira-ministra britânica, Theresa May, ter avançado aos jornalistas que ainda havia questões "significativas" por resolver.

No Twitter, Tony Connelly, da irlandesa RTE, noticiou esta terça-feira à tarde que "os negociadores da União Europeia e do Reino Unido chegaram a acordo sobre um texto para evitar uma fronteira rígida na ilha da Irlanda, que fará parte do Acordo de Retirada" dos britânicos.

BREAKING: EU and UK negotiators have agreed a text on how to avoid a hard border on the island of Ireland, which will form part of the Withdrawal Agreement, @rtenews understands

— Tony Connelly (@tconnellyRTE) November 13, 2018

O mesmo jornalista cita "duas fontes bem colocadas" em Bruxelas a avançarem que o texto final foi "estabilizado" ontem à noite, por volta das 21h, "e depois transmitido a Downing Street", a residência oficial da primeira-ministra britânica. Uma das fontes adianta que o acordo "está o mais sólido que é possível".

Também no Twitter, o jornalista do "The Sun" Tom Newton Dunn informou que os ministros do Governo de May estão a ser chamados ao número 10 de Downing Street "um a um esta noite antes de uma reunião com todo o gabinete amanhã para aprovar o acordo de divórcio".

"A jogada final está a começar", acrescenta o repórter.

Breaking: Cabinet ministers are being called into No10 to see the PM one by one tonight ahead of full Cabinet meeting tomorrow to sign off Brexit divorce deal. Endgame is beginning.

— Tom Newton Dunn (@tnewtondunn) November 13, 2018

Citando uma "fonte sénior da UE", Adam Payne, do "Business Insider", confirma que o texto final já está na secretária de May e que a chefe do Governo britânico vai discuti-lo com a sua equipa ministerial amanhã.

A senior EU source tells me reports of a deal at negotiator level are correct and Theresa May will hold a Cabinet meeting tomorrow

— Adam Payne (@adampayne26) November 13, 2018

A correspondente do jornal "The Guardian" em Bruxelas, Jennifer Rankin, diz que, apesar do aparente avanço para a fase final do Brexit, as autoridades europeias estão cautelosas.

"O texto foi enviado para Londres, mas as autoridades da UE ainda não estão a chamar-lhe 'acordo'. Estão à espera do Governo para confirmarem que o acordo está fechado."

EU27 ambassadors were meeting *anyway* on Wednesday, but now they have more to discuss.

Text has been sent to London, but EU officials not calling it a deal yet. Waiting on cabinet to know it it's a done deal.

— Jennifer Rankin (@JenniferMerode) November 13, 2018

O mesmo jornal avança que o encontro de amanhã "vai dar início a um processo de ratificação que passa pela assinatura do acordo numa cimeira do Conselho Europeu -- mais provavelmente em novembro -- e pelos deputados britânicos numa 'votação final significativa' e muito antecipada que terá lugar em meados de dezembro".

No mesmo artigo, o "The Guardian" explica que "aqueles que querem um segundo referendo [sobre a saída da UE] deverão usar este momento para conquistar o apoio de uma maioria na Câmara dos Comuns".

De acordo com o "The Times", o acordo provisório tem mais de 500 páginas. Citada pela AFP, uma fonte do Governo britânico confirma que já há um "esboço de acordo".

#BREAKING British, EU negotiators reach "draft agreement" on Brexit, Downing Street says pic.twitter.com/FQSOE7zZEw

— AFP news agency (@AFP) November 13, 2018

Uma fonte do Governo britânico, identificada pelo "Financial Times" como pró-europeia, diz estar "otimista" quanto ao texto final da saída e quanto à reunião de amanhã para o debater.

A concretização deste acordo marca um momento significativo no processo do Brexit desde que uma maioria dos eleitores britânicos votou a favor da saída da UE em março de 2016.

NewsItem [
pubDate=2018-11-13 17:20:59.0
, url=https://rr.sapo.pt/noticia/130659/divorcio-a-vista-ue-e-reino-unido-chegam-a-esboco-de-acordo-final-para-o-brexit
, host=rr.sapo.pt
, wordCount=646
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2018_11_13_2073298632_divorcio-a-vista-ue-e-reino-unido-chegam-a-esboco-de-acordo-final-para-o-brexit
, topics=[informação, mundo]
, sections=[actualidade]
, score=0.000000]