pplware.sapo.ptpplware.sapo.pt - 13 nov. 16:30

HTTP / 3 já está a caminho e deixará o protocolo TCP de fora

HTTP / 3 já está a caminho e deixará o protocolo TCP de fora

Com o novo standard HTTP/3, as comunicações serão mais rápidas e seguras graças ao protocolo QUIC. Vamos conhecer mais alguns pormenores do novo protocolo.

Estão a chegar novidades ao mundo da Internet, mais concretamente ao nível do protocolo HTTP (Protocolo de Transferência de Hipertexto).

O HTTP é um protocolo utilizado para transferência de informação através de uma rede de dados. Este protocolo é utilizado para que a informação possa ser trocada entre servidores, computadores, dispositivos móveis, de uma forma universal e rápida.

O HTTP 2.0 foi aprovado em 2015, 16 anos depois da primeira versão. Para substituir o HTTP/2  está já a caminho o HTTP/3 (conhecido como HTTP-over-QUIC) que deixará de fora o protocolo TCP.

O TCP é o protocolo mais usado, isto porque fornece garantia na entrega de todos os pacotes entre um PC emissor e um PC recetor. No estabelecimento de ligação entre emissor e recetor existe um “pré-acordo” denominado de Three Way Handshake (SYN, SYN-ACK, ACK).

  • A sessão entre um cliente e um servidor é sempre iniciada pelo cliente, que envia um pedido de ligação pacote com a flag SYN ativada;
  • O cliente envia também um número sequencial aleatório;
  • O servidor responde com um pacote SYN-ACK com o seu próprio número sequencial aleatório e um número de confirmação (igual ao número sequencial do cliente +1);
  • Para finalizar, o cliente responde com um pacote ACK com o número de confirmação (igual ao número de sequência do servidor +1).

Para saber mais sobre o Three Way Handshake aceda aqui.

Considerem, por exemplo, que querem transmitir um filme ou um ficheiro com um jogo que ocupa 800 MB. Esse ficheiro terá de ser partido em partes mais pequenas (fragmentação), para que seja viável a sua transferência para outro PC. 

Recorrendo ao protocolo TCP, existe a garantia que todos os pacotes serão entregues e ordenados do outro lado (uma vez que podem seguir caminhos diferentes). Além disso, por cada pacote ou conjunto de pacotes (previamente definido), a máquina de destino confirma que recebeu essa informação ao emissor e, no caso de falha de algum pacote, a máquina de destino procede ao emissor o pedido de retransmissão do(s) pacote(s) em falta. Saber mais aqui.

Sai o TCP entra o QUIC  

Com a “saída” do TCP, o HTTP irá recorrer ao protocolo QUIC (Quick UDP Internet Connections)! Este novo protocolo, desenvolvido pela Google, mistura conceitos de HTTP/2, TCP, UDP e TLS, e  substituirá o TCP na camada de transporte de dados.

Na prática, o protocolo QUIC  é mais rápido, ao conseguir reduzir significativamente a latência das comunicações, recorre à multiplexagem de ligações e faz uso do protocolo UDP. Além disso, este protocolo garante a segurança das comunicações uma vez que usa o protocolo TLS 1.3.

Desde o Chrome 29 e do Opera 16 que existe suporte para o HTTP-over-QUICK. Os serviços da Google, no geral, já suportam ligações HTTP-sobre-QUIC. Este ano o Facebook também começou a adotar esta nova tecnologia de comunicação.

Leia também…

Quer descargas mais rápidas no Chrome? Veja como

NewsItem [
pubDate=2018-11-13 17:30:29.0
, url=https://pplware.sapo.pt/internet/http-3-a-caminho-deixara-tcp-de-fora/
, host=pplware.sapo.pt
, wordCount=465
, contentCount=1
, socialActionCount=61
, slug=2018_11_13_1989279889_http-3-ja-esta-a-caminho-e-deixara-o-protocolo-tcp-de-fora
, topics=[tcp, tecnologia, http, networking, quic, internet]
, sections=[ciencia-tecnologia]
, score=0.000000]