www.publico.ptpublico.pt - 13 nov. 21:32

MP acusou 11 pessoas por burlas a seguradoras em mais de dois milhões de euros

MP acusou 11 pessoas por burlas a seguradoras em mais de dois milhões de euros

De acordo com a Procuradoria-Geral Distrital de Lisboa, os suspeitos 'forjaram documentos que permitissem a terceiros atestar acidentes simulados, visando que as companhias de seguros pagassem as indemnizações correspondentes, beneficiando de parte

O Ministério Público (MP) acusou 11 pessoas que alegadamente burlaram seguradoras em mais de dois milhões de euros, imputando-lhes os crimes de burla qualificada, falsificação de documentos, burla tributária, falsidade de depoimento, branqueamento e associação criminosa.

Segundo informação hoje disponibilizada na página na internet da Procuradoria-Geral Distrital de Lisboa (PGDL), os arguidos, "em data não concretamente apurada do ano de 2007, decidiram constituir-se num grupo organizado, de modo a celebrarem contratos de seguros de vida, ou de acidentes pessoais, em seu nome e em nome de identidades fictícias por eles criadas".

A PGDL adianta que o objectivo dos arguidos era o "de participarem sinistros simulados e, com recurso a documentação falsa, accionarem as apólices de seguro e receberem as respectivas indemnizações".

De acordo com a mesma informação, os suspeitos "forjaram documentos que permitissem a terceiros atestar acidentes simulados, visando que as companhias de seguros pagassem as indemnizações correspondentes, beneficiando de parte dela".

O MP sustenta que "os arguidos obtinham, assim, rendimentos com o qual provinham à sua subsistência, ao seu sustento e aos proventos necessários para a sua vida, fazendo destas práticas modo de vida".

"No âmbito da actividade desenvolvida, os arguidos participaram mais de 20 sinistros simulados a pelo menos 13 companhias de seguros, logrando obter pagamentos indevidos (indemnizações), subjacentes às apólices contratadas previamente com esse objectivo, em valor superior a 2.150.550,00 euros", sustenta a acusação.

O MP requereu o julgamento por tribunal colectivo.

Segundo a nota da PGDL, um dos arguidos viu a medida de coação de prisão preventiva ser alterada para prisão domiciliária.

Em 5 de Outubro, a Polícia Judiciária (PJ) anunciou que, além do arguido sujeito a prisão domiciliária, outros dois estavam obrigados a apresentar-se periodicamente às autoridades.

Os três são considerados os "principais mentores e executantes do plano", segundo a PJ.

O processo, declarado de excepcional complexidade, foi dirigido pelo MP na 1.ª secção do Departamento de Investigação e Acção Penal de Oeiras/Comarca de Lisboa Oeste com a coadjuvação da PJ.

NewsItem [
pubDate=2018-11-13 22:32:52.0
, url=https://www.publico.pt/2018/11/13/sociedade/noticia/mp-acusou-11-pessoas-burlas-seguradoras-dois-milhoes-euros-1851021
, host=www.publico.pt
, wordCount=316
, contentCount=1
, socialActionCount=2
, slug=2018_11_13_154450024_mp-acusou-11-pessoas-por-burlas-a-seguradoras-em-mais-de-dois-milhoes-de-euros
, topics=[justiça]
, sections=[sociedade]
, score=0.000000]