www.publico.ptpublico.pt - 13 nov. 19:24

“Brexit”: UE propõe isenções de vistos para cidadãos britânicos

“Brexit”: UE propõe isenções de vistos para cidadãos britânicos

A proposta é condicional à adopção do mesmo regime de isenção de vistos para os cidadãos europeus de visita ao Reino Unido.

A Comissão Europeia apresentou, esta terça-feira, uma proposta no sentido de desobrigar os cidadãos britânicos a obter um visto de entrada se viajarem para território europeu em turismo ou negócios — o regulamento deverá ser aprovado para entrar em vigor logo em Abril de 2019, se não houver um acordo entre a União Europeia e o Reino Unido para o “Brexit”, ou então depois de ultrapassado o período de transição, em Janeiro de 2021.

A proposta é condicional à adopção do mesmo regime de isenção de vistos para os cidadãos europeus de visita ao Reino Unido por um período máximo de 90 dias. Segundo Bruxelas, a indicação das autoridades britânicas é que estão disponíveis para aplicar a reciprocidade, tanto no que diz respeito aos vistos para estadias curtas (até ao máximo de três meses), como para a concessão de autorizações de residência aos cidadãos da UE que já estão no Reino Unido.

Nesse caso, o que Bruxelas propõe é que os britânicos que procurem obter o estatuto de residente na UE após o “Brexit” possam ver contabilizado todo o tempo que já permaneceram no Estado membro em causa antes da data da saída. O mesmo seria válido para os europeus que vivem no Reino Unido.

Londres e Bruxelas terão chegado esta terça-feira a um acordo a nível técnico sobre o texto definitivo do tratado de saída do Reino Unido da União Europeia. 

NewsItem [
pubDate=2018-11-13 20:24:41.0
, url=https://www.publico.pt/2018/11/13/mundo/noticia/brexit-ue-propoe-isencoes-vistos-cidadaos-britanicos-1851004
, host=www.publico.pt
, wordCount=230
, contentCount=1
, socialActionCount=1
, slug=2018_11_13_1468586661_-brexit-ue-propoe-isencoes-de-vistos-para-cidadaos-britanicos
, topics=[brexit]
, sections=[actualidade]
, score=0.000000]