pplware.sapo.ptpplware.sapo.pt - 10 nov 23:03

Mercedes-Benz prepara serviço de transporte autónomo de passageiros

Mercedes-Benz prepara serviço de transporte autónomo de passageiros

A Mercedes-Benz anunciou que irá lançar um serviço de transporte de passageiros recorrendo apenas a veículos autónomos, já a começar no próximo ano.

A condução autónoma está na ordem do dia e são várias as marcas que estão a apostar em soluções nesta área, nas quais se insere a Mercedes-Benz.

A mais antiga fabricante de automóveis anunciou que irá lançar um serviço de transporte de passageiros recorrendo apenas a veículos autónomos, já a começar no próximo ano.

A Waymo, empresa detida pela Google e dedicada ao desenvolvimento de tecnologias para condução autónoma, tem sido uma referência no segmento dos carros autónomos de nível cinco.

Apesar disso, a concorrência continua a desenvolver os seus próprios carros a um ritmo surpreendente e a própria Mercedes-Benz anunciou recentemente que, já na segunda metade de 2019, irá proporcionar aos consumidores um serviço de transporte autónomo.

A selected user community will have the opportunity to hail a self-driving car, monitored by a safety driver, from a designated pick-up location and drive automatically to their destination

Este serviço será a aplicação prática e aberta dos desenvolvimentos que a marca de Estugarda tem feito em estreita colaboração com a Bosch. Recorrendo ao seu veículo mais luxuoso, o Classe S, a Mercedes-Benz implementou um conjunto de alterações que lhe concedem uma condução autónoma de nível quatro.

Como podemos constatar na imagem, o veículo foi apetrechado com diversos sensores e câmaras de modo a conseguir realizar a leitura das ações a acontecer no momento e tomar decisões relativamente ao seu movimento.

Mesmo com toda esta tecnologia presente no veículo, estará sempre presente um condutor a bordo para tomar as rédeas da situação caso algo corra mal. Acidentes com veículos autónomos não são propriamente incomuns na Califórnia, onde estes projetos estão a ser maioritariamente desenvolvidos devido às permissões, por parte do Estado, para estes veículos circularem na via pública.

Este projeto piloto da Mercedes-Benz estará disponível, numa primeira instância, na zona este e na baixa de San Jose, que fica situada no coração de Silicon Valley. Expansões a outras áreas geográficas ainda são uma incógnita, muito devido ao desenvolvimento da tecnologia que ainda tem muito que evoluir para se democratizar globalmente.

The most urgent and difficult work is to develop a system which will work reliably, safely, daytime and nighttime under all circumstances and conditions

Informações relativas a preços para o serviço ainda são desconhecidas, tendo sido apenas confirmada a utilização de uma app para chamar o veículo e indicar o local de destino da viagem.

Estas ações de expansão dos seus desenvolvimentos em condução autónoma aos utilizadores comuns, por parte das fabricantes, são extremamente interessantes e demonstram, indiretamente, o nível de confiança e maturação que as suas tecnologias já começam a refletir.

18
1