pplware.sapo.ptpplware.sapo.pt - 10 nov 21:00

TOP 5 - Plataformas/ferramentas digitais para Gestão de Projetos

TOP 5 - Plataformas/ferramentas digitais para Gestão de Projetos

A gestão de qualquer que seja o projeto é uma das etapas fundamentais para o sucesso de um produto/serviço. Conheçam 5 das mais populares plataformas digitais para Gestão de Projetos.

A gestão de projetos parece algo que sempre existiu no mundo… mas tal não é verdade! O conceito apareceu em 1920 e foi uma invenção do engenheiro americano Henry L. Gantt que criou o conhecido “Diagrama de Gantt”.

Gantt pretendia uma programação das atividades, apresentando-as num gráfico, facilitando assim a sua visualização e interpretação relativamente ao início, duração e fim. Hoje mostramos 5 das melhores ferramentas para Gestão de Projetos.

A gestão de qualquer que seja o projeto é uma das etapas fundamentais para o sucesso de um produto/serviço. Com uma concorrência cada vez mais agressiva e um mercado mais exigente, as empresas são obrigadas a planear bem e rápido o desenvolvimento dos seus produtos/serviços e para isso é preciso gerir tarefas/atividades, assim como recursos humanos, custos, etc.

Hoje apresentamos 5 plataformas digitais para Gestão de Projetos.

#1 Trello

O Trello é uma das plataformas digitais mais populares da atualidade. Esta plataforma está disponível online e permite aos utilizadores a criação digital de projetos onde o utilizador pode criar, organizar e prioritizar tarefas de uma forma muito divertida e flexível.

Se pretender experimentar esta plataforma pode criar gratuitamente uma conta aqui. Além de estar disponível online, o Trello dispõe de algumas ferramentas interessantes para que as equipas de projeto possam trabalhar de forma colaborativa.

Com o Trello é ainda possível acompanhar o desenvolvimento das atividades de uma forma muito intuitiva, uma vez que tem suporte para a framework kanban.

Trello

#2 Asana

Organize e faça a gestão de todos os planos, projetos e processos da sua equipa com a plataforma Asana. Com esta plataforma é possível capacitar os recursos humanos de instrumentos que os ajudem  a focar-se no trabalho.

Tal como o Trello, o Asana oferece uma interface bastante elegante e intuitiva. Os gestores podem facilmente adaptar e prioritizar tarefas, produzir relatórios, partilhar listas de tarefas com colaboradores, etc. Destaque ainda para a possibilidade de se “acompanhar” as atividades, podendo ser inseridos comentários, anexos, etc. Se tem uma equipa com até 15 colaboradores, pode usar a plataforma Asana gratuitamente.

Asana

#3 JIRA

A plataforma Jira é uma das que mais tem evoluído e é uma das mais usadas em Portugal para gestão de projetos. Esta plataforma permite a gestão de vários projetos e tem suporte para as frameworks Kanban ou SCRUM.

Com o Jira os gestores podem facilmente criar gráficos e relatórios detalhados. Esta plataforma disponibiliza ainda APIs de integração com outras plataformas e tem também apps móveis. O Jira é uma plataforma que está também disponível online.

Jira

#4 Basecamp

O Basecamp é também uma popular plataforma para gestão de projetos e uma ferramenta de comunicação para equipas. A interface não é tão elegante comparativamente a outras plataformas apesar de ser user-friendly.

As funcionalidades referidas em outras plataformas são também suportadas pela Basecamp. Quem pretender experimentar gratuitamente esta plataforma poderá fazê-lo pelo período de 60 dias.

Basecamp

#5 Microsoft Project

Quem não conhece o Microsoft Project ? Este software da Microsoft é sem dúvida um dos mais antigos e mais populares que permite a gestão e planeamento de projetos, gestão de recursos e custos.

O gestor pode facilmente monitorizar o progresso das atividades e produzir relatórios detalhados. Os modelos incorporados e as ferramentas de agendamento familiares ajudam os gestores de projetos e as equipas a manterem-se produtivos.

Microsoft Project

E são estas algumas das plataformas que sugerimos para quem pretender fazer a gestão de projetos. Para pequenos projetos, há outras plataformas, com menos funcionalidades, que podem ir ao encontro do que necessitamos como, por exemplo, o evernote.

Se conhecerem outras plataformas idênticas, deixem o nome nos comentários.

17
1