pplware.sapo.ptpplware.sapo.pt - 8 nov 21:00

Bose SoundSport Free... desporto com auscultadores de fios? Nem pensar

Bose SoundSport Free... desporto com auscultadores de fios? Nem pensar

Porque queremos mostrar o que de melhor se faz neste segmento, vamos mostrar as primeiras impressões dos auscultadores Bose SoundSport Free.

Estamos no tempo das comunicações wireless, dos carregamentos wireless e as marcas definiram já a linha de produtos que irão servir os vários segmento de consumo. Todos os dias o mercado apresenta auscultadores sem fios, mas, e a qualidade?

Porque queremos mostrar o que de melhor se faz neste segmento, vamos mostrar as primeiras impressões de um dos melhores produtos do leque dos auscultadores sem fios, os Bose SoundSport Free.

A Bose é uma empresa que se dedica desde 1964 ao desenvolvimento de produtos de alta qualidade e alta fidelidade. O som é a alma e os produtos que a empresa comercializa são a prova que os nossos sentidos devem ser bem tratados.

Comparámos e de facto fomos surpreendidos

Ao longo dos tempos, fomos testando várias marcas, umas de excelente reputação, outras não tão boas, mas com uma aceitação de massas, são produtos populares que ganharam o seu pedaço de mercado. Mas, quando testámos os Bose SoundSport Free percebemos que estávamos efetivamente a desfrutar de um som poderoso e claro.

A Bose também nesta linha de produtos quis trazer novidades, não é só na qualidade do som é também na categoria dos dispositivos porque estão uns bem construídos auscultadores in-ear totalmente sem fios. Estamos a usar uns auscultadores especialmente desenhados para ficarem confortavelmente no lugar. No desporto, a sua forma peculiar e assentar na orelha, permite um controlo e conforto ímpar.

Especificações

É importante deixarmos algumas informações para que, em caso de dúvida, o nosso leitor possa comparar. Neste tipo de produtos é muito importante o tamanho, a facilidade de colocação, a autonomia e a fácil sincronização com os dispositivos.

Dimensões / peso

  • Auscultadores: 3,12 cm (H) x 2,5 cm (W) x 3 cm (W) (15 g cada)
  • caixa: 3,75 cm (H) x 10 cm (L) x 4,75 cm (D) (80 g)

Detalhes adicionais

  • Bateria recarregável de iões de lítio
  • Tempo de carregamento: 2 horas
  • Duração da bateria: 5 horas por carga total

Conteúdo da embalagem

  • Headphones sem fio SoundSport Free
  • Estojo de carregamento portátil
  • 3 tamanhos de adaptadores StayHear +
  • Cabo USB
Quem serão os interessados nos Bose SoundSport Free

Atletas:

Os Bose SoundSport Free têm uma classificação IPX4. Quer isso dizer que têm resistência a água e a poeiras. A água, ou suor, é um fator que compromete a qualidade do som quando os auscultadores não têm a devida proteção.

Além disso, os auscultadores têm botões para podermos aumentar, diminuir o volume e emparelhar. Logo, é necessário ter algum cuidado nos equipamentos que compramos.

Para lá do fator humidade, temos de perceber se os auscultadores não se vão mexer, cair ou deslocar enquanto fazemos exercício. Para isso, a Bose equipou estes auscultadores com as pontas auriculares proprietárias StayHear +, que mantêm, sem esforço, os botões no lugar.

Utilizadores que não têm outras interfaces:

Sabemos que as marcas estão a remover a porta jack 3,5 mm. Sabemos que os smartphones e outros dispositivos móveis estão apenas a disponibilizar uma porta com entrada USB Tipo-C ou Lightning. Então, em vez de andarmos com acessórios e outros dongle incómodos, usamos uns auscultadores de qualidade.

Profissionais mais arrojados:

Claro que não é só para lazer, estes auscultadores permitem andar na orelha todo o dia e servir como complemento mãos livres à sua atividade. Receber e fazer chamadas é uma das suas capacidades. Temos acesso a todos os benefícios da mobilidade Bluetooth.

Aspeto que não deixa dúvidas e 15 horas de autonomia

Olhando para além da construção bulbosa, o SoundSport Free oferece um dos ajustes mais seguros, graças às pontas auriculares StayHear +. As pontas das asas são aderentes, flexíveis e confortáveis. O ruído ambiente é facilmente “mascarado” e não interfere no som cristalino que conseguimos obter de tão pequeno dispositivo audiófilo. É importante esta segurança pois caminhar ou correr no movimento urbano necessita de uma atenção aos tráfego e outros obstáculos a pedestres.

O plástico é de boa qualidade, nota-se que foi feito para durar. A certificação IPX4 e materiais de alta qualidade significam que podem suportar a maioria dos treinos, com exceção dos desporto aquáticos.

A caixa que acolhe os SoundSport Free é também robusta. Além disso, fornece duas cargas adicionais aos auscultadores. Ainda sem testarmos, verificamos que a marca assegura mais de 5 horas de utilização contínua e o tal apoio da caixa que ainda adiciona mais 10 horas de bateria.

Qualidade de som

Como foi referido, estas são apenas as primeiras impressões, uma análise “pegar e usar”. Contudo, e, porque temos a experiência de outros dispositivos do mesmo naipe, entre eles os Apple AirPods e os Jabra Elite 65t, foi uma agradável surpresa experimentar.

Tirando a interação dos AirPods com o seu ecossistema (as 24 horas de autonomia e o seu chip W1), todos os outros trunfos jogam na mão dos Bose SoundSport Free, principalmente a qualidade do som. Contudo, será numa análise mais pormenorizada que estes pontos serão debatidos.

Agudos e médios

Recebemos uns poderosos agudos e médios que se traduzem num som atraente. Na primeira vez que os colocamos, os agudos parecem minuciosamente detalhados. Uma escuta mais atenta revela que esta é uma consequência da acentuação dos agudos, há quem não aprecie, mas cativa.

Claro que a Bose fez um ótimo trabalho reproduzindo uma assinatura de som deliberadamente alterada que atrai entusiastas do exercício. É útil para os treinos, mas para o dia a dia, pode não ser este o produto mais indicado.

Nos Baixos

O baixo foi projetado para agradar os atletas, e notamos bem isso. Na música Radioactive dos Imagine Dragons, a linha de baixo recebe uma amplificação substancial, mas se não foi bem ajustado o som e o auscultador, dar-se-á uma colisão ocasional refrata no canal auditivo. Pode ser um ponto menos positivo.

Em resumo…

Excelente som, muito bom material de construção, autonomia para muito tempo de utilização e um preço que reflete isso tudo. Os Bose SoundSport Free custam cerca de 200 euros.

Em breve disponibilizaremos uma análise completa a estes fantásticos auscultadores.

Leia Também:

Bose Home Speaker 500 – Primeiras impressões da coluna com “som inteligente”

9
1