sol.sapo.ptsol.sapo.pt - 18 out. 21:16

7 coisas que deve saber sobre a menopausa

7 coisas que deve saber sobre a menopausa

Assinala-se hoje o Dia Mundial da Menopausa. O site Huffington Post Canadá fez uma lista com vários pontos essenciais para perceber este momento da vida de uma mulher

1 – O que é? A menopausa é o nome dado ao momento em que a mulher deixa de ter o período menstrual e que os seus ovários deixam de produzir estrogénio e progesterona. Quando começa a menopausa, a mulher deixa de conseguir engravidar.

2 – Quais os sintomas? Os mais comuns são “falta de sono, afrontamentos, suores noturnos, secura vaginal, dores no ato sexual, mudanças de humor e o aumento de infeções urinárias e/ou vaginais”. Estes sintomas podem durar meses ou anos.

3 – Quais os sintomas mais raros? A ginecologista Nina Ali disse ao site canadiano que em alguns casos as mulheres entram em depressão e começam a não ter vontade de fazer sexo. “Existem casos de dores nas articulações, mudanças na pele e excesso de peso”, acrescenta.

4 – É preciso respirar: Algumas mulheres recorrem à respiração controlada e à meditação para controlar os afrontamentos.

5 – Mantenha-se saudável: É necessário continuar a fazer exercício físico durante a menopausa – isso irá ajudar a manter a densidade óssea, a massa muscular e o metabolismo estável. Para além disso, deve consumir alimentos ricos em cálcio, de forma a continuar a ter ossos saudáveis.

6 – Mantenha-se fresca: Para aguentar melhor os afrontamentos, tente estar sempre em locais frescos e arejados, com uma roupa confortável e suave.

7 – As diferenças entre a menopausa e o resto: É importante estar atenta ao seu corpo, já que os sintomas associados à menopausa podem também estar relacionados com outras doenças – os afrontamentos podem estar ligados a uma disfunção na tiroide, efeitos secundários de um medicamento, stress ou febre. Para as mulheres mais novas, os suores noturnos podem estar relacionados com uma infeção, um linfoma ou leucemia.

Para saber mais (em inglês) clique aqui.

NewsItem [
pubDate=2018-10-18 22:16:50.0
, url=https://sol.sapo.pt/artigo/630760/7-coisas-que-deve-saber-sobre-a-menopausa
, host=sol.sapo.pt
, wordCount=287
, contentCount=1
, socialActionCount=14
, slug=2018_10_18_1543545180_7-coisas-que-deve-saber-sobre-a-menopausa
, topics=[menopausa, mulheres, saúde, lifestyle]
, sections=[vida, sociedade]
, score=0.000000]