observador.ptobservador.pt - 15 out. 07:01

Cuba acusa EUA de campanha de difamação para aumentar tensão bilateral

Cuba acusa EUA de campanha de difamação para aumentar tensão bilateral

O diretor-geral dos EUA no Ministério dos Negócios Estrangeiros cubano, Carlos Fernández de Cossío, disse que nos últimos meses o Governo norte-americano tem aumentado a "retórica hostil" contra Cuba.

Cuba acusou no domingo os Estados Unidos de serem responsáveis por “acusações fraudulentas” e por uma “campanha de difamação” contra aquela ilha, bem como de fabricarem falsos pretextos para gerar um clima de “aumento da tensão” bilateral.

O diretor-geral encarregado dos Estados Unidos no Ministério dos Negócios Estrangeiros cubano, Carlos Fernández de Cossío, disse que nos últimos meses o Governo norte-americano tem aumentado a “retórica hostil” contra Cuba, num comunicado publicado na página oficial da Internet daquele ministério, o Cubaminrex.

Fernández de Cossío acusou os EUA de pretenderem retomar a “fracassada campanha contra Cuba na área dos direitos humanos” e lamentou que “em vez de dialogar na base do respeito, como Cuba tem demonstrado estar disponível para o fazer com o propósito da cooperação e como o faz para outros países, Washington vai para as acusações fraudulentas e campanhas de difamação”.

O responsável cubano também classificou as declarações da Administração de Donald Trump como “falsidades irresponsáveis e provocadoras” e considerou que os EUA pretendem justificar o retrocesso verificado no âmbito das relações bilaterais.

Segundo aquele diretor-geral, os Estados Unidos têm dedicado recursos milionários “para minar a ordem constitucional cubana, interferindo nos assuntos internos e financiar indivíduos que atuam como agentes de uma potência estrangeira”.

Fernández de Cossío defendeu que o Governo norte-americano fez “acusações infundadas” contra Cuba sobre alegados incidentes de saúde que, segundo Washington, prejudicaram 26 funcionários da sua embaixada em Havana e que foram reportados entre novembro de 2016 e agosto de 2017, cujas causas não foram ainda determinadas.

Esta situação levou a uma deterioração das relações já delicadas entre os EUA e Cuba, já que Washington acusou Havana de saber quem causou os problemas de saúde aos seus funcionários e de não os ter protegido devidamente, algo que o Governo cubano nega.

Cossío instou ainda o Governo dos EUA a prestar atenção ao próximo dia 31 de outubro, quando Cuba espera que a comunidade internacional reivindique novamente nas Nações Unidas o fim da política de embargo económico que Washington aplica contra aquele país.

NewsItem [
pubDate=2018-10-15 08:01:12.0
, url=https://observador.pt/2018/10/15/cuba-acusa-eua-de-campanha-de-difamacao-para-aumentar-tensao-bilateral/
, host=observador.pt
, wordCount=329
, contentCount=1
, socialActionCount=1
, slug=2018_10_15_821904029_cuba-acusa-eua-de-campanha-de-difamacao-para-aumentar-tensao-bilateral
, topics=[estados unidos da américa, diplomacia, mundo, américa, política, relações internacionais, cuba]
, sections=[actualidade]
, score=0.000000]