eco.pteco.pt - 15 out. 07:01

5 coisas que vão marcar o dia

5 coisas que vão marcar o dia

O dia vai ficar marcado pela apresentação do Orçamento do Estado para 2019, pela voz do ministro das Finanças, Mário Centeno. Serão também conhecidos novos dados do turismo e do crédito ao consumo.

Esta segunda-feira, o Governo apresenta a proposta de Orçamento do Estado para 2019. A ERSE vai apresentar a proposta de tarifa da eletricidade, num dia em que se conhecem novos dados do turismo e da concessão de crédito ao consumo.

Centeno apresenta Orçamento do Estado

A atualidade vai girar em torno da apresentação da proposta de Orçamento do Estado para 2019 pelo ministro das Finanças, Mário Centeno. O documento vai merecer escrutínio por parte dos partidos depois de ser entregue na Assembleia da República, e deverá chegar a Bruxelas para avaliação da Comissão Europeia, antes de ser votado no Parlamento numa reunião plenária que está agendada para o final deste mês. A apresentação da proposta dará lugar ao agendamento, esta segunda-feira, de uma conferência de imprensa no Ministério das Finanças, com a presença do ministro.

Juros reagem à subida de rating da Moody’s

A Moody’s melhorou a notação da dívida de Portugal em um nível para “Ba3”. Retirou-a, finalmente, do nível considerado “investimento especulativo”, sendo a última das “três grandes” a fazê-lo, justificando a decisão com a descida da dívida num contexto de crescimento da economia. Esta segunda-feira, os investidores vão reagir à decisão da agência norte-americana, podendo levar a uma descida dos juros da dívida nos mercados internacionais. A taxa a dez anos superou, na semana passada, a fasquia dos 2%, perante a tensão entre Roma e Bruxelas.

BdP mostra evolução do crédito ao consumo

O Banco de Portugal (BdP) divulga hoje os dados da concessão de crédito ao consumo relativos ao mês de agosto. Em julho, mês em que entraram em vigor as recomendações do BdP para travar o crédito, registou-se um aumento da concessão de crédito ao consumo na ordem dos 10%, para 595,3 milhões de euros.

ERSE propõe tarifa da eletricidade para 2019

A Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) vai hoje apresentar a proposta para a tarifa da eletricidade para o próximo ano no mercado regulado. A apresentação acontece numa altura em que os preços da energia no mercado ibérico de eletricidade (Mibel) têm vindo a subir. No ano passado, por esta altura, a ERSE propôs uma descida de 0,2% do preço da eletricidade e era preciso recuar até 2000 para encontrar uma descida no valor da energia.

INE faz raio-X ao turismo em época alta

O Instituto Nacional de Estatística (INE) vai atualizar os dados da atividade turística relativos a agosto, um dos meses em que a atividade turística é tendencialmente mais elevada. Em julho, os hotéis e similares registaram 2,2 milhões de hóspedes e 6,7 milhões de dormidas, quedas homólogas de 2,1% e 2,8%, respetivamente.

NewsItem [
pubDate=2018-10-15 08:01:59.0
, url=https://eco.pt/2018/10/15/5-coisas-que-vao-marcar-o-dia-275/
, host=eco.pt
, wordCount=430
, contentCount=1
, socialActionCount=1
, slug=2018_10_15_448312503_5-coisas-que-vao-marcar-o-dia
, topics=[atualidade]
, sections=[actualidade]
, score=0.000000]