www.jornaldenegocios.ptjornaldenegocios.pt - 15 out. 07:30

5 coisas que precisa de saber para começar o dia

5 coisas que precisa de saber para começar o dia

Esta será a primeira sessão de negociação desde que a dívida de Portugal tem a distinção de nível de investimento, ou seja, desde que a Moody's retirou o país do patamar considerado de lixo. A troca de ameaças entre os EUA e a Arábia Saudita deverão marcar a agenda, numa altura em que ainda se aguarda por uma desfecho para o Brexit.
Portugal fora do "lixo"

A Moody’s era a única agência de notação financeira que mantinha o "rating" de Portugal num patamar considerado de especulativo, conhecido por "lixo". Na sexta-feira pôs fim a este "castigo" e elevou a nota financeira da República. Tal como destacou o ministro das Finanças, Mário Centeno, este passo permite que Portugal esteja em pleno nos mercados. Se os investidores não voltarem a deixar-se levar por turbulências internacionais – como tem sido nos últimos dias – é possível que reflictam nos juros que são negociados no mercado este optimismo.

Arábia Saudita e EUA trocam ameaças

O desaparecimento de um colunista do Washington Post está a fazer escalar a tensão entre os EUA e a Arábia Saudita. O presidente dos EUA disse que o seu país pode tomar "medidas muito, muito poderosas, muito fortes" contra o país caso se conclua que o regime foi responsável pelo desaparecimento de Jamal Khashoggi. A resposta não se fez esperar, e a Arábia Saudita disse estar preparada para responder a qualquer medida que lhe seja imposta, através da adopção de medidas ainda mais duras. De realçar que a Arábia Saudita é o maior exportador de petróleo do mundo. Pelo que uma troca de ameaças entre estas duas potenciais pode voltar a condicionar a confiança dos investidores.

EDP perde accionista de referência. Galp revela números do terceiro trimestre

Em menos de 15 dias, o Capital Group passou do segundo maior accionista da EDP, com mais de 10% do capital da eléctrica, para deixar de deter qualquer participação qualificada. António Mexia, presidente da EDP, já tinha abordado esta questão, associando esta saída a alteração de regras, em particular à decisão do Governo de forçar a eléctrica a devolver a sobrecompensação de 285 milhões de euros no âmbito dos CMEC.

Ainda no sector da energia, antes da sessão bolsista começar, a Galp Energia publica o relatório com os dados da produção. O "trading update" dará os dados operacionais referentes ao terceiro trimestre do ano, isto, numa altura em que a evolução dos preços do petróleo tem sido determinante para as oscilações da empresa na bolsa.

Di Maio garante que ninguém está a trabalhar para Itália sair do euro

"Ninguém precisa de temer uma saída do euro ou da União Europeia, não há perigo nem intenção, porque não foi isso que os italianos nos pediram na eleição." Foi assim que o vice-primeiro-ministro, Luigi Di Maio, rejeitou o cenário de uma saída de Itália da Zona Euro. Depois de semanas sob pressões, especialmente depois de ter apresentado metas para o défice superiores aos que tinham sido acordados com a União Europeia, o Executivo de Roma veio afastar os fantasmas que tem sobrevoado Itália. Veremos se serão suficientes para convencer os investidores.

Brexit continua sem acordo

Domingo foi marcado por reuniões presenciais entre os dois principais negociadores do Brexit. A ida de Dominic Raab a Bruxelas este fim-de-semana fez disparar rumores sobre um acordo com a União Europeia que viabilizasse a saída do Reino Unido da região. Mas no final do encontro, o responsável europeu pelas negociações, Michel Barnier, afirmou que "apesar dos esforços intensos, algumas questões-chave ainda estão abertas", realçando a questão em torno da fronteira da Irlanda. Algo que deita por terra a expectativa criada. Ainda não foi desta que se fechou um acordo. E já há líderes europeus a admitirem realizar uma cimeira de crise em Novembro caso para preparar um plano de contingência caso não haja acordo com o Reino Unido, de acordo com a Bloomberg.

NewsItem [
pubDate=2018-10-15 08:30:00.0
, url=https://www.jornaldenegocios.pt/mercados/detalhe/20181014_2307_5-coisas-que-precisa-de-saber-para-comecar-o-dia
, host=www.jornaldenegocios.pt
, wordCount=575
, contentCount=1
, socialActionCount=2
, slug=2018_10_15_134136790_5-coisas-que-precisa-de-saber-para-comecar-o-dia
, topics=[eua, edp, dominic raab, galp energia, arábia saudita, rating, michel barnier, moody’s, capital group, mercados, brexit]
, sections=[economia]
, score=0.000000]