desporto.sapo.ptdesporto.sapo.pt - 13 out 11:46

Jadon é um Sancho sem 'pança' mas um excelente 'papa-recordes'. Ontem 'engoliu' mais um

Jadon é um Sancho sem 'pança' mas um excelente 'papa-recordes'. Ontem 'engoliu' mais um

Jadon Sancho é um dos nomes que promete dar que falar nos próximos mercados de transferência. Jadon pode não ser um Sancho Pança mas vai 'engolindo' recordes atrás de ...

Jadon Sancho é um dos nomes que promete dar que falar nos próximos mercados de transferência. Jadon pode não ser um Sancho Pança mas vai 'engolindo' recordes atrás de recordes.

O jovem jogador do Borussia Dortmund tornou-se, esta sexta-feira, no primeiro jogador nascido depois do ano 2000 a atuar por Inglaterra. Jadon Sancho entrou aos 78 minutos no lugar de Raheem Sterling, estreando-se assim na seleção dos 'três leões' as 18 anos e 201 dias. É o segundo mais novo de sempre a estrear-se em jogos oficiais por Inglaterra: apenas é batido por Duncan Edwards que se estreou com 18 anos, 6 meses e 3 dias em 1955.

Uma substituição que tem também a curiosidade de serem dois jogadores que chegaram cedo à seleção inglesa, eles que são filhos das antigas colónias britânicas: Raheem Sterling nasceu na Jamaica, Jadon Sancho nasceu em Londres mas os pais são de Trinidade e Tobago.

Foi a única mexida operada pelo técnico Gareth Southgate no empate a zero bolas frente a Croácia, vice-campeão do Mundo, num jogo a contar para o Grupo 4 da Liga das Nações. Ambas seleções somam um ponto em dois jogos, num grupo onde a Espanha, com seis pontos, está perto do apuramento.

Antes, Jadon Sancho já ostentava o título de inglês mais jovem a marcar na Bundesliga.

Campeão do Mundo de sub-17 em 2017, Sancho foi contratado pelo Dortmund ao Manchester City no verão desse ano, por um valor a rondar os 10 milhões de euros, logo depois da transferência de Ousmane Dembélé para o Barcelona - herdou a camisola do francês. A estreia na equipa principal só aconteceu em janeiro deste ano e em abril fez o primeiro golo - tornar-se-ia o mais jovem inglês a marcar na Bundesliga.

As boas exibições no Dortmund - leva já seis assistências e um golo - convenceram Gareth Southgate a inclui-lo na lista de convocados para os compromissos com Croácia e Espanha. Aliás, o selecionador de Inglaterra também podia promover as estreias de Mason Mount (19 anos), James Maddison (21) e Lewis Dunk (26), trio que faz parte de uma lista de convocados cuja média de idades é inferior a 24 anos. Mas apenas Sancho entrou, pelo a estreia dos outros jovens poderá acontecer frente a Espanha, no dia 15.

Atentos à evolução de Jadon Sancho estão também alguns clubes da Premier League - Arsenal, Chelsea, Liverpool, Manchester United e Tottenham. Mas de Dortmund a mensagem é clara: Jadon Sancho só sairá por 100 milhões.

2
1