expresso.sapo.ptexpresso.sapo.pt - 13 out 13:02

Papa nomeia novo bispo auxiliar para o Patriarcado de Lisboa

Papa nomeia novo bispo auxiliar para o Patriarcado de Lisboa

O cónego Daniel Henriques vem de Torres Vedras para ser o bispo auxiliar do Patriarcado de Lisboa, sente-se "em grande sintonia com o Papa Francisco"e "está em grande paz"

O papa Francisco nomeou hoje o cónego Daniel Henriques como bispo auxiliar do Patriarcado de Lisboa. A ordenação episcopal está marcada para 25 de novembro, no Mosteiro dos Jerónimos.

No seu site, o Patriarcado de Lisboa informa que D. Daniel Batalha Henriques, de 52 anos, atualmente membro do presbitério de Lisboa, era, até agora, o pároco de Torres Vedras e Matacães e vigário da Vigararia de Torres Vedras.

Na sua mensagem, deixada no mesmo site, o novo Bspo auxiliar sublinha "o momento de alegria e paz" que está a viver e afirma estar "em grande sintonia" com o Papa Francisco.

"Entre tantos exemplos, acho muito interessante que algumas visitas apostólicas internacionais do Papa Francisco sejam a comunidades onde quase não há católicos. Países onde é quase residual a percentagem de católicos e ele vai lá, está lá. Ou seja, este cuidado com os últimos. Ele percebeu que há que chegar aos últimos, há que ir ao encontro das comunidades mais debilitadas, mais perseguidas, mais frágeis. O Papa não está, naturalmente, a voltar as costas àquelas grandes Igrejas que têm uma grande percentagem de católicos, mas está a cuidar dos últimos. Isto é uma coisa que me desafia muito também, até como Bispo", afirma numa entrevista publicada pelo Patriarcado.

Nasceu em Mafra, entrou no Seminário de Almada em 1982 e conclui a sua formação no Seminário dos Olivais em 1989, tendo sido ordenado padre pelo cardeal António Ribeiro, em 1990, também nos Jerónimos.
Natural da Paróquia de Santo Isidoro, em Mafra, entrou no Seminário de Almada, em 1982, e concluiu a sua formação no Seminário dos Olivais, em 1989. No seu currículo consta, ainda, a nomeação, em 1990, para membro da equipa formadora do Seminário de São Paulo (Almada) e passagens pelas paróquias de Ramada, Famões, Algés e Cruz Quebrada. Foi, também, diretor do Serviço de Animação Missionária do Patriarcado de Lisboa.

O novo bispo auxiliar foi nomeado cónego do Cabido da Sé Metropolitana Patriarcal de Lisboa em abril de 2011 e gosta muito de rezar um salmo que "não aparece muitas vezes na liturgia das horas e fala da cidade de Jerusalém e de todos os povos que têm aí as suas raízes, que têm a cidadania nessa cidade (salmo 87),

3
1