desporto.sapo.ptdesporto.sapo.pt - 13 out 15:49

Benfica falhou o penta mas bateu os rivais FC Porto e Sporting no campeonato das contas

Benfica falhou o penta mas bateu os rivais FC Porto e Sporting no campeonato das contas

A Benfica SAD foi a única a apresentar lucros nas contas da temporada 2017/2018....

A Benfica SAD foi a única a apresentar lucros nas contas da temporada 2017/2018. 'Leões' e 'dragões' terminaram o ano desportivo no vermelho no que toca a contas, com ambas as sociedades a registarem capitais próprios negativos. As SAD´s de FC Porto e Sporting estão em falência técnica.

FC Porto e Sporting com prejuízos, Benfica com lucro

Os 'dragões' foram os últimos a apresentarem o seu Relatório e Contas relativo a 2017/2018. A SAD azul-e-branca teve prejuízos de 28,4 milhões de euros, menos 6,8 ME do que no ano anterior. Apesar dos prejuízos, a SAD explica que conseguiu cumprir com o fair-play financeiro. Já o Sporting teve 19,9 milhões de euros de prejuízo no exercício da época passada.

Já o Benfica, apesar de só ter conquistado a Supertaça no futebol e de ter feito zero pontos nos seis jogos da Liga dos Campeões, apresentou lucros de 20,6 milhões de euros, o que constitui o quinto exercício consecutivo positivo e o seu "segundo melhor resultado de sempre", como se pode ler no comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários. Melhor, só em 2017/2017, quando o Benfica teve lucros de 44,54 milhões de euros.

FC Porto agrava passivo e ultrapassa Benfica

No que toca aos passivos, o FC Porto agravou esta rubrica com uma subida de 76,6 milhões de euros, chegando aos 464,1 milhões. É o passivo mais alto dos 'três grandes'. Os 'dragões' explicam que esta situação é devido "principalmente num aumento ao nível dos empréstimos bancários", isto apesar de "uma melhoria significativa na capacidade de a FC Porto SAD fazer face aos compromissos de curto prazo".

O Benfica e o Sporting foram os únicos a baixarem o seu passivo: o do Benfica em 40,1 milhões de euros, fixando-o em 398,3 milhões de euros. O passivo consolidado inferior a 400 milhões de euros não acontecia desde 2010/11.

Já o do Sporting caiu 28,3 milhões de euros e está agora nos 282,5 milhões de euros. No comunicado enviado à CMVM, o Sporting explica estes números pelo "reembolso da dívida bancária num total de cerca de 17 milhões de euros e pelo decréscimo das provisões".
Benfica melhora capitais próprios, FC Porto e Sporting em falência técnica

O Benfica explica que conseguiu uma melhoria de 19,1 milhões de euros nos capitais próprios, chegando assim "ao quinto exercício consecutivo em que a situação líquida apresenta uma variação positiva". Os capitais próprios do Benfica cifram-se nos 86,6 milhões de euros, o valor mais alto de sempre desde a constituição da SAD.

O FC Porto apresenta capitais próprios negativos na ordem dos 38,1 milhões de euros, mas diz o clube que o capital da FC Porto SAD está "subvalorizado". "Os montantes pelos quais o plantel e o direito de utilização da marca FC Porto estão contabilisticamente registados são claramente abaixo do seu valor de mercado", escreveram os 'Dragões' no seu Relatório e Contas.

Tal como o FC Porto, o Sporting também está em falência técnica. Apresenta capitais próprios negativos de 13,3 milhões de euros.

Na rubrica 'Custos com o pessoal', o Benfica conseguiu uma redução, ao contrário de FC Porto e Sporting que agravaram os números. Os 'dragões' justificam o aumento com o "pagamento dos prémios ao plantel e equipa técnica" pela conquista do campeonato nacional de futebol.

1
1