www.dinheirovivo.ptdinheirovivo.pt - 13 out 11:01

Tomar recebe agentes importadores de mais de 30 países

Tomar recebe agentes importadores de mais de 30 países

Novos mercados vão da Argentina a Hong Kong. Empresas da região querem vender mais fora da Europa, diz Associação Empresarial da Região de Santarém.

No distrito de Santarém, o contingente de peso é o agroalimentar, e isso reflete-se nas presenças daquele que pretende ser um dos eventos internacionais de negócios de maior peso do país. O Nersant Business 2018, que se realiza de segunda-feira a quarta-feira, atrai este ano empresas de 36 países, muitas de importadores a operar neste sector.

A grande maioria das empresas presentes vem de países fora da Europa, aposta dos últimos anos para o aumento das exportações regionais. A Associação Empresarial da Região de Santarém (Nersant) conta um aumento de 31%, ou de 28 milhões de euros, nas vendas ao exterior pelas participantes desde 2012.

Este ano, os novos países representados são Arábia Saudita, Argentina, Finlândia, Hong Kong, Lituânia, Qatar, Suécia, Tunísia e Uruguai.

“São mercados relativamente recentes que têm permitido aos empresários subir significativamente as suas exportações”, afirma Salomé Rafael, presidente da direção da Nersant, sobre as presenças oriundas de fora do continente europeu.

Da primeira edição do evento dedicado apenas a empresas, com seis países, até hoje, o foco das reuniões também passou a estar na captação de investimento. Maria Salomé Rafael dá o exemplo de uma empresa de construção por módulos da região que obteve investimento francês de uma empresa maior do mesmo sector através deste fórum.

Com cinco parques empresariais no distrito, a organização de Santarém também espera segurar novos investidores entre os participantes. “Estão em curso algumas negociações nesse sentido”, diz a presidente da direção da Nersant.

Entre os participantes no encontro está, por exemplo, o grupo francês de supermercados Casino. Além de França, México, Colômbia, Peru, Brasil e Índia trazem o maior número de empresas ao evento de reuniões empresariais que se realiza em Tomar. Além dos importadores no setor agroalimentar, participam empresas nas áreas da logística e construção.

2
1