observador.ptobservador.pt - 24 set. 12:47

Líder da oposição russa detido imediatamente a seguir a ser libertado

Líder da oposição russa detido imediatamente a seguir a ser libertado

Alexei Navalny estava a sair da prisão, onde cumpriu uma pena de 30 dias por protesto não autorizado, quando foi novamente abordado pela polícia e levado numa carrinha.

Alexei Navalny, principal rosto da oposição a Vladimir Putin na Rússia, foi detido esta segunda-feira pela polícia, no momento em que tinha acabado de ser libertado. Navalny esteve a cumprir uma pena de prisão de um mês por ter organizado uma manifestação sem autorização oficial.

A notícia foi inicialmente avançada pela porta-voz de Navalny, Kira Yarmysh que garantiu que o ativista foi levado para uma esquadra de Moscovo e que estava a ser acusado de violar uma outra lei relacionada com protestos. A emissora alemã Deutsche Welle divulgou entretanto um vídeo do momento da detenção.

Алексея Навального задержали прямо на выходе из спецприемника. Пос��дили в автобус и увезли в неизвестном направлении. Как предположил его соратник Леонид Волков, оформлять еще 30 суток за акцию 9 сентября pic.twitter.com/TSUxKa3JfQ

— DW на русском (@dw_russian) September 24, 2018

Yarmysh e Leonid Volkov, colaborador de Navalny, explicaram entretanto no Twitter que o advogado russo está acusado de violar a lei sobre reuni��es em espaços públicos, especificamente no que diz respeito a ter afetado a saúde ou propriedade. “A pena possível é de 20 dias de prisão, mas é claro que estamos perante uma jogada para fabricar um novo caso criminal contra ele“, declarou Volkov, citado pela Radio Free Europe.

Алексея Навального задержали на выходе из спецприемника. Он снова доставлен в Даниловский ОВД. На этот раз – по статье 20.2ч.4 (грозит штраф или арест до 20 суток). Суд будет сегодня в Симоновском. Время пока неизвестно pic.twitter.com/Nr4NiDleFy

— Кира Ярмыш (@Kira_Yarmysh) September 24, 2018

Navalny esteve detido um mês por ter organizado um protesto em janeiro sem autorização oficial. O advogado alega que tudo não passou de um estratagema para que não pudesse participar nas manifestações de nove de setembro contra o aumento da idade da reforma. Esse é um tópico que tem provocado forte contestação entre a sociedade russa: segundo a agência Reuters, desde que o plano foi anunciado, a taxa de popularidade de Putin desceu 15%. De acordo com o Guardian, 150 pessoas foram detidas nas manifestações de setembro.

Para além das recentes detenções, Navalny tem lidado com uma série de processos criminais desde que se tornou o rosto mais popular da oposição ao Presidente russo, na sequência dos protestos de 2011. Nessa altura, várias organizações de direitos humanos como a Human Rights Watch e a Amnistia Internacional acusaram a Rússia de estar a fabricar uma acusação judicial “por razões políticas”. A União Europeia também afirmou que o caso levantava dúvidas sobre “o Estado de direito na Rússia”. Nas passadas eleições presidenciais, em março, Navalny foi impedido de concorrer.

O episódio mais recente que envolve o ativista é semelhante ao que aconteceu em julho a quatro membros do grupo punk Pussy Riot, que foram detidas novamente no mesmo dia em que foram libertadas. Em causa estavam acusações ligadas ao protesto que protagonizaram durante o Mundial de futebol na Rússia, tendo invadido o campo.

[Veja no vídeo como membros do grupo Pussy Riot foram surpreendidas]

NewsItem [
pubDate=2018-09-24 13:47:09.0
, url=https://observador.pt/2018/09/24/lider-da-oposicao-russa-detido-imediatamente-a-seguir-a-ser-libertado/
, host=observador.pt
, wordCount=486
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2018_09_24_973374262_lider-da-oposicao-russa-detido-imediatamente-a-seguir-a-ser-libertado
, topics=[rússia, mundo]
, sections=[actualidade]
, score=0.000000]