www.dinheirovivo.ptdinheirovivo.pt - 24 set. 13:05

CTG com aval de regulador brasileiro para controlo da EDP

CTG com aval de regulador brasileiro para controlo da EDP

Baixa participação da elétrica chinesa no mercado brasileiro justificou aprovação "sem restrições".

As autoridades de concorrência brasileiras oferecem aval “sem restrições” à compra pela elétrica chinesa China Three Gorges de uma participação de controlo sobre a EDP.

A decisão, avançada pelo Jornal de Negócios, foi publicada pelo Conselho Administrativo de Defesa Económica do Ministério da Justiça brasileiro, que releva a baixa participação da CTG na comercialização de energia elétrica (menos de 20%) no Brasil para garantir a autorização.

“Atualmente, [a CTG] já possui participação minoritária no Grupo EDP, objeto da operação, razão pela qual a operação gera reforço de sobreposição horizontal nos mercados de geração de energia e comercialização de energia, além de reforço de integração vertical desses mercados com os mercados de transmissão e distribuição de energia”, reconhece o regulador.

Mas, “diante das informações apuradas, em especial a baixa participação de mercado, conclui-se ser a operação proposta incapaz de alterar significativamente a estrutura dos mercados de geração, transmissão, distribuição e comercialização de energia elétrica em todos os cenários considerados e recomenda-se, pois, a sua aprovação, sem restrições”.

A EDP Brasil atua nos domínios da geração, distribuição, comercialização e transmissão. Já a CTG Brasil trabalha na geração de energias hidroelétrica, com 17 barragens (algumas em parceria com a EDP Brasil) e eólica (participação em 11 parques).

A oferta da CTG por até 100% do capital da EDP exige a aprovação de reguladores nos diferentes países onde a elétrica portuguesa opera, incluindo da Comissão de Investimento Estrangeiro dos Estados Unidos (CFIUS).

NewsItem [
pubDate=2018-09-24 14:05:26.0
, url=https://www.dinheirovivo.pt/empresas/ctg-com-aval-de-regulador-brasileiro-para-controlo-da-edp/
, host=www.dinheirovivo.pt
, wordCount=234
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2018_09_24_1252371475_ctg-com-aval-de-regulador-brasileiro-para-controlo-da-edp
, topics=[economia, opa à edp]
, sections=[economia]
, score=0.000000]