www.dinheirovivo.ptdinheirovivo.pt - 19 set. 17:24

Governo quer plano de investimentos votado por dois terços no parlamento

Governo quer plano de investimentos votado por dois terços no parlamento

O ministro do Planeamento e das Infraestruturas defendeu esta quarta-feira um consenso alargado sobre o Plano Nacional de Investimentos (PNI).

O ministro do Planeamento e das Infraestruturas defendeu hoje um consenso alargado sobre o Plano Nacional de Investimentos (PNI), que quer que seja votado por dois terços dos deputados, no parlamento.

A meta foi fixada por Pedro Marques na abertura de um debate temático, na Assembleia da República, em Lisboa, centrado neste plano que vai definir os grandes investimentos de infraestruturas no país até 2030, em grande parte financiado pelo futuro orçamento comunitário.

O objetivo do executivo, afirmou, é que o plano “seja aprovado por dois terços dos deputados” para garantir a sua estabilidade “ao longo de vários ciclos políticos”.

Apesar de estar ainda em fase de discussão pública, o governante arriscou dizer que o “amplo consenso económico, social e político” conseguido “em torno do Portugal 2030 tem sido fundamental para reforçar a posição portuguesa junto das instituições europeias”.

O ministro assegurou também que o PNI “não será uma coleção de promessas, um ‘PowerPoint’ onde tudo cabe, mas nada se especifica, sem estimativas de valores, nem identificação de fontes de financiamento”.

Pelo contrário, vão identificar projetos, que não revelou, “com a indicação dos respetivos orçamentos e fontes de financiamento”, acrescentou.

À espera de contributos, o executivo promete ainda trabalhar no “mais alargado consenso social e político” possível, concluiu.

NewsItem [
pubDate=2018-09-19 18:24:39.0
, url=https://www.dinheirovivo.pt/economia/governo-quer-plano-nacional-de-investimentos-votado-por-dois-tercos-no-parlamento/
, host=www.dinheirovivo.pt
, wordCount=202
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2018_09_19_823443249_governo-quer-plano-de-investimentos-votado-por-dois-tercos-no-parlamento
, topics=[economia, investimento]
, sections=[economia]
, score=0.000000]