observador.ptobservador.pt - 19 set. 20:37

Ferrari promete mais e melhores carros. E um SUV!

Ferrari promete mais e melhores carros. E um SUV!

O novo CEO da Ferrari, Louis Camilleri, revelou que se está a preparar para apresentar 15 novos modelos nos próximos anos, uns a gasolina e outros híbridos. E o Purosangue, um SUV mais ágil e baixo.

Apesar de Sergio Marchionne já não estar entre nós, o plano apresentado pelo novo CEO da Ferrari, Louis Camilleri, foi na essência traçado pelo seu antecessor, falecido há semanas. Basicamente, a marca italiana prepara a entrada nos modelos de quatro portas, com alguma capacidade TT, e vai complementar os seus nobres motores V8 e V12 com uma nova família de V6 híbridos, para permitir veículos mais eficientes sob o ponto de vista energético.

Afirmando estar a preparar o lançamento de 15 novos modelos para os próximos anos, a Ferrari vai dividi-los em duas grandes famílias, o que em parte já existe hoje em dia. Assim, de um lado vão estar os modelos mais desportivos, denominados Sports e caracterizados por possuírem motor central traseiro e terem sido concebidos a pensar na máxima eficácia a acelerar, a travar e em curva. Com esta gama vão coexistir os Gran Turismo, que assentam numa nova e versátil plataforma, em que a maior diferença está no facto de o motor manter a sua posição central, mas agora dianteira, para assim continuar a distribuir o peso de forma ideal pelos dois eixos.

Será esta nova plataforma que vai ser utilizada em tudo o que é carros ‘diferentes’ da casa do Cavallino Rampante. A arquitectura foi concebida para poder dar origem a distâncias entre eixos maiores ou menores, o que permite conceber coupés de dois lugares, como o sucessor do 812, mas também o Purosangue – o primeiro veículo de quatro portas da Ferrari, que será um pouco mais alto do que o normal, para apelar aos condutores que procuram um SUV (ou um crossover) de elevadas prestações, tipo Lamborghini Urus.

Se o motor nesta nova plataforma está colocado à frente, mas atrás do eixo dianteiro, a caixa foi deslocada para trás, junto ao eixo e diferencial posterior, para equilibrar o peso nos dois eixos. Vários são os motores que ali podem ser montados, mas o destaque vai para o novo V6, que a Ferrari garante que vai continuar a gritar no tom que é tradicional nos motores da marca, mas que recebe ajuda de uma solução híbrida, em que um motor eléctrico complementa a potência debitada pela unidade a gasolina.

O Purosangue será elegante e esguio, com potência de sobra e umas suspensões pneumáticas capazes de elevarem a altura ao solo sempre que for necessário ultrapassar um obstáculo mais volumoso, ou apenas subir o passeio de acesso à garagem. Como SUV que pretende ser, usufruirá de tracção às quatro rodas, o que tão pouco é uma novidade na marca, uma vez que já o coupé FF beneficiava desta solução, bem mais eficaz em pisos escorregadios.

A Ferrari não partilhou mais pormenores sobre o SUV que vai começar a comercializar em 2022, mas não é difícil imaginar que esta vontade de atrair novos clientes, especialmente em mercados como o chinês, pode levar o fabricante italiano a usar esta mesma plataforma e conceber um familiar de quatro portas superdesportivo, capaz de fazer frente ao Lamborghini que vem aí, ou ao Aston Martin Rapide. Em termos de produção, nada seria mais fácil para a marca que continua a ter como lema a célebre frase do seu fundador, Enzo Ferrari: “O melhor Ferrari é aquele que ainda vamos construir.”

Pesquisa de carros novos

Filtre por marca, modelo, preço, potência e muitas outras caraterísticas, para encontrar o seu carro novo perfeito.

Pesquisa de carros novosExperimentar agora
NewsItem [
pubDate=2018-09-19 21:37:04.0
, url=https://observador.pt/2018/09/19/ferrari-promete-mais-e-melhores-carros-e-um-suv/
, host=observador.pt
, wordCount=556
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2018_09_19_789589577_ferrari-promete-mais-e-melhores-carros-e-um-suv
, topics=[auto, atualidade, ferrari, marcas, supercarros]
, sections=[actualidade]
, score=0.000000]