www.pcguia.ptpcguia.pt - 19 set. 20:01

6.ª edição do Big Smart Cities promete acelerar o 5G

6.ª edição do Big Smart Cities promete acelerar o 5G

A edição deste ano do Big Smart Cities – competição de empreendedorismo promovida pela Vodafone Portugal e pela Ericsson Portugal – vai focar-se nas potencialidades da tecnologia 5G. As candidaturas decorrem até 21 de Outubro. A 6.ª edição da competição procura projectos para dois programas distintos: o 5G University Challenge e o 5G Startup Competition. • O 5G University Challenge destina-se a equipas universitárias com ideias que possam ter aplicações práticas para o 5G, mostrando as potencialidades da quinta geração móvel em soluções de smart cities; • Para projectos numa fase de desenvolvimento mais avançada, surge o 5G Startup Competition, destinado a startups tecnológicas que já estejam a desenvolver projectos para as cidades inteligentes do futuro e que possam ser …

A edição deste ano do Big Smart Cities – competição de empreendedorismo promovida pela Vodafone Portugal e pela Ericsson Portugal – vai focar-se nas potencialidades da tecnologia 5G. As candidaturas decorrem até 21 de Outubro.

A 6.ª edição da competição procura projectos para dois programas distintos: o 5G University Challenge e o 5G Startup Competition.

• O 5G University Challenge destina-se a equipas universitárias com ideias que possam ter aplicações pr��ticas para o 5G, mostrando as potencialidades da quinta geração móvel em soluções de smart cities;

• Para projectos numa fase de desenvolvimento mais avançada, surge o 5G Startup Competition, destinado a startups tecnológicas que já estejam a desenvolver projectos para as cidades inteligentes do futuro e que possam ser potenciados com a rede 5G.

Depois de seleccionados, os finalistas de cada um dos programas beneficiam de um período de pré-aceleração, bem como sessões de formação, workshops e tutoria com especialistas em 5G tanto da Vodafone como da Ericsson.

Tudo para os preparar para a grande final, a ter lugar em Dezembro, onde terão de apresentar o seu projecto perante um júri.

Os vencedores também recebem prémios monetários – mil euros no caso do University Challenge e dez mil na Startup Competition –, incubação no Vodafone Power Lab e a oportunidade de poderem desenvolver os seus projectos no Vodafone 5G Hub, na sede da empresa, onde terão todas as condições técnicas para experimentar as suas soluções na rede móvel Vodafone.

As candidaturas podem ser submetidas no website oficial, correspondendo a uma de cinco categorias: Mobilidade, Energia, Saúde, Turismo e Educação. Além do site, o 5G Startup Competition terá três iniciativas próprias de captação de candidatos – os habituais City Challenges – que acontecem em Coimbra (25 de Setembro), Porto (3 de Outubro) e Lisboa (16 de Outubro). Os vencedores dos City Challenges recebem 500 euros e ficam, automaticamente, apurados para o lote de 20 finalistas.

Paralelamente à 6.ª edição do Big Smart Cities, estão também abertas as candidaturas para o programa da Rede Nacional de Cidades Experimentais (RNCE) que, à semelhança do ano passado, vai permitir o teste de protótipos em contexto real.

Via Vodafone Portugal, Ericsson Portugal.

NewsItem [
pubDate=2018-09-19 21:01:41.0
, url=https://www.pcguia.pt/2018/09/6-a-edicao-do-big-smart-cities-promete-acelerar-o-5g/
, host=www.pcguia.pt
, wordCount=349
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2018_09_19_66079180_6-edicao-do-big-smart-cities-promete-acelerar-o-5g
, topics=[tecnologia, 5g, vodafone portugal, notícias, portugal, programa, eventos, big smart cities, redes, ericsson portugal, rede nacional de cidades experimentais]
, sections=[sociedade, ciencia-tecnologia]
, score=0.000000]