www.jornaldenegocios.ptjornaldenegocios.pt - 19 set. 17:18

Rui Rio: Primeiro-ministro conseguiu abrir portas que estavam fechadas em Angola

Rui Rio: Primeiro-ministro conseguiu abrir portas que estavam fechadas em Angola

O presidente do PSD considerou esta quarta-feira que a visita oficial do primeiro-ministro a Angola abriu portas que no passado recente estiveram fechadas e enalteceu o clima favorável a Portugal que encontrou quando se deslocou ao país.

"Aquilo que eu previa, e aquilo que eu próprio desejava e procurei também ajudar [na minha visita], é que a visita oficial do primeiro-ministro a Angola corresse bem e abrisse portas que no passado estiveram abertas, mas que no passado recente estiveram fechadas. Eu penso que isso foi conseguido", resumiu Rui Rio, em declarações aos jornalistas à margem da reunião do Partido Popular Europeu (PPE), em Salzburgo, na Áustria.

Rui Rio lembrou que teve oportunidade de estar em Angola em Junho e que o clima que encontrou foi "favorável a um bom entendimento com Portugal", tendo, na altura, procurado ajudar para que a visita oficial do primeiro-ministro, António Costa, fosse bem-sucedida. "Para Portugal é muito bom que esteja virado para a Europa, mas que não esqueça uma frente atlântica que tem 600 anos de história", referiu.

O primeiro-ministro, António Costa, terminou na terça-feira uma vista oficial de dois dias a Angola.

Antes desta deslocação de António Costa a Angola, a última visita oficial de um primeiro-ministro português tinha acontecido em 2011, com Pedro Passos Coelho.

NewsItem [
pubDate=2018-09-19 18:18:49.0
, url=https://www.jornaldenegocios.pt/economia/politica/detalhe/rui-rio-primeiro-ministro-conseguiu-abrir-portas-que-estavam-fechadas-em-angola
, host=www.jornaldenegocios.pt
, wordCount=172
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2018_09_19_1928385014_rui-rio-primeiro-ministro-conseguiu-abrir-portas-que-estavam-fechadas-em-angola
, topics=[europa, ppe, salzburgo, política, antónio costa, portugal, partido popular europeu, áustria, rui rio, angola]
, sections=[economia, sociedade, actualidade]
, score=0.000000]