eco.pteco.pt - 19 set. 17:32

A tarde num minuto

A tarde num minuto

Não teve tempo de ler as notícias esta tarde? Fizemos um best of das mais relevantes para que fique a par de tudo o que se passou, num minuto.

Santander responde por 19 dos 26 projetos de investimento de reabilitação no âmbito do IFRRU 2020. O BPI por cinco operações. Mas em ambos os casos o valor do investimento associado é de 60 milhões. O sistema de pagamentos, gerido e regulado pelo Banco de Portugal, já permite aos bancos disponibilizarem transferências imediatas. Dez segundos bastarão para ter o dinheiro na conta.

O Santanter Totta é o banco que financia o maior número de operações de reabilitação urbana com apoios de verbas comunitárias. Até 31 de julho o banco espanhol financia 19 dos 26 contratos de investimento celebrados no âmbito do Instrumento Financeiro para a Reabilitação e Revitalização Urbana (IFRRU 2020). Em causa estão 48% do total do investimento feito com condições mais vantajosas do que as oferecidas no mercado em termos de taxas de juro, maturidades e períodos de carência.

Dar uma ordem de transferência e ter o dinheiro disponível quase automaticamente na conta bancária de destino já é possível. E, para tal, não precisa de usar o MBWay. Chegou o sistema de pagamentos, gerido e regulado pelo Banco de Portugal, assente no SEPA, que promete operações em apenas dez segundos. O sistema é de adesão facultativa, e nem todos os bancos aderiram a este novo modelo de transferências bancárias.

Vem aí o IPO (initial public offering) do ano em Lisboa. A Sonae sempre vai colocar o seu negócio de retalho na bolsa portuguesa. A oferta será dirigida para todo o tipo de investidores (pequenos e grandes, portugueses e internacionais) e a Sonae MC apresenta uma mão cheia de argumentos para não ficar de fora da operação que vai acontecer até final do ano.

O PS não vai pedir a fiscalização sucessiva ao Tribunal Constitucional (TC) da chamada lei da Uber, rejeitando assim aquela que é a exigência dos taxistas para que desmobilizem as concentrações de protesto que decorrem esta quarta-feira em Lisboa, Porto e Faro.

A Ordem dos Advogados vai reduzir o valor das quotas pagas pelos advogados. Ou seja: um advogado que até aqui pagava 18,75 euros de quotas por mês vai passar a pagar 15 euros. Isto no caso dos mais jovens (que só tem quatro ou menos anos de profissão). As alterações serão discutidas na assembleia geral da OA marcada para 15 de outubro e entrarão em vigor em janeiro.

NewsItem [
pubDate=2018-09-19 18:32:43.0
, url=https://eco.pt/2018/09/19/a-tarde-num-minuto-211/
, host=eco.pt
, wordCount=455
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2018_09_19_110313370_a-tarde-num-minuto
, topics=[atualidade]
, sections=[actualidade]
, score=0.000000]