pplware.sapo.ptpplware.sapo.pt - 16 set 11:00

Vamos começar a usar o Linux Ubuntu em vez do Windows 10? (10)

Vamos começar a usar o Linux Ubuntu em vez do Windows 10? (10)

Depois de 10 artigos a apresentar o que de melhor há dentro do Linux Ubuntu hoje será o nosso último artigo desta rubrica. Desde já estamos receptivos para sugestões de qual será a próximo distribuição Linux a analisar a este nível aqui no Pplware.

Nos últimos meses temos vindo a apresentar, com maior detalhe, algumas distribuições GNU Linux com o objetivo de dar a conhecer o potencial de cada uma delas. Começámos pelo Linux Manjaro, depois o Linux Mint e mais recentemente o Deepin.

Hoje vamos conhecer os utilitários do Ubuntu.

Hoje vamos conhecer os jogos que estão disponíveis no Ubuntu e conhecer mais algumas ferramentas.

Jogos no Ubuntu

É verdade que as distribuições Linux não trazem muitos (nem bons) jogos…apesar de alguns serem viciantes. No entanto, tal cenário acontece também com o Windows e com o macOS, com este último a não trazer qualquer jogo.

Na última versão do Ubuntu podemos encontrar o popular jogo das minas, o Sudoku, o Mahjong e o solitário.

A qualidade gráfica é bastante aceitável e, apesar de não serem muitos, sempre dá para entreter nos “tempos mortos”.

Aplicações de Arranque

Para quem necessitar que algumas apps sejam executadas logo no arranque, pode usar a ferramenta “Preferências das Aplicações de Arranque”. Desta forma não tem de alterar qualquer ficheiro via terminal. Para adicionar uma app basta que indique um nome, o comando associado e pode incluir um comentário.

BleachBit

Um dos problemas que normalmente temos com os nossos sistemas, é o “acumular” de lixo que aplicações vão produzindo silenciosamente e que por norma encontram-se em directórios não muito visitados.  Para resolver este problema, nada melhor que uma boa aplicação capaz de varrer o sistema em busca desse “lixo” mas também que seja inteligente a realizar essa acção.

O BleachBit é uma dessas ferramentas e vem instalado nativamente com o Ubuntu.

Remina

Ligar-se remotamente de uma máquina Linux a uma máquina Windows já não é propriamente um problema. São várias as ferramentas disponíveis mas o Ubuntu traz a ferramenta Remmina. Para quem não conhece, a app Remmina foi desenvolvida em GTK+, é grátis e open-source e oferece um conjunto vasto de funcionalidades das quais se destacam:

  • Suporte para RDP, VNC, NX, XDMCP e SSH
  • Suporte para criação de perfis
  • Possibilidade de ter múltiplas sessões acessíveis através de um separador
  • Floating toolbar em modo fullscreen
  • Entre outras funcionalidades…ver aqui.

O Ubuntu é uma das distribuições mais populares de mundo e foi também graças a esta distribuição que outras distribuições se tornaram populares.

Nos últimos anos têm acontecido algumas alterações de peso nesta distribuição que iremos mostrar num conjunto de tutoriais. De referir que estes tutoriais são destinados a leitores que pretendem iniciar-se no mundo do Linux. 

Até a uma próxima rubrica com uma nova distribuição.

1
1