sol.sapo.ptsol.sapo.pt - 16 set 15:16

Câmara do Funchal aguarda esclarecimentos da queda de árvore que matou 13 pessoas, em 2017

Câmara do Funchal aguarda esclarecimentos da queda de árvore que matou 13 pessoas, em 2017

No último sábado, o JM noticiou que a peritagem ocultou a existência de um fungo na árvore, o que poderá ter contribuído para o seu colapso

A Câmara Municipal do Funchal disse este domingo que está a aguardar esclarecimentos do técnico contratado pela autarquia para a peritagem à árvore que caiu, em 2017, provocando a morte de 13 pessoas, depois de o JM avançar com a notícia de que havia sido ocultada a existência de um fungo.

"Fomos surpreendidos com essa notícia", afirmou o presidente Paulo Cafôfo, citado pela Lusa, afirmando ainda que, após a notícia, solicitou imediatamente esclarecimentos ao técnico, um professor universitário de Trás-os-Montes, contratado pela autarquia para a peritagem à queda do carvalho, na freguesia do Monte, concelho do Funchal.

. A denúncia chegou ao Ministério Público (MP) por Rocha da Silva, um técnico que participou nas primeiras peritagens.

"Nós pedimos esclarecimentos ao técnico contratado [pela autarquia] e aguardamos esses esclarecimentos, esperando que haja uma explicação para a notícia que veio a público", disse o autarca.

Recorde-se que, na sequência da queda do carvalho, o presidente da autarquia, a vereadora do Ambiente e um funcionário camarário foram constituídos arguidos.

1
1