observador.ptobservador.pt - 20 ago. 23:39

Cientistas nos Estados Unidos provam que há gelo na lua

Cientistas nos Estados Unidos provam que há gelo na lua

O relatório agora divulgado é a primeira "prova direta e definitiva" da existência de gelo na lua. Segundo os cientistas, esta poderá vir a ser utilizada para consumo humano em futuras expedições.

Um grupo de cientistas nos Estados Unidos, sete de várias universidades norte-americanas e um do centro de investigação Ames, da NASA, acreditam ter descoberto água congelada na superfície da lua. O gelo está concentrado juntos às zonas polares da lua, em zonas que estão permanentemente obscuras, estando assim resguardadas da exposição a raios solares.

Segundo o relatório divulgado esta segunda-feira, estas é a primeira “prova direta e definitiva” da existência de gelo exposto na superfície da lua. Os indícios estão concentrados maioritariamente no pólo sul, numa área em que existem várias crateras, e de forma mais dispersa no polo norte.

Os cientistas – Shuai Li, Paul G. Lucey, Ralph E. Milliken, Paul O. Hayne, Elizabeth Fisher, Jean-Pierre Williams, Dana M. Hurley e Richard C. Elphic – acreditam que o gelo poderá vir a ser utilizadas para consumo humano em futuras expedições à lua. “Estas reservas de gelo podem vir a ser utilizadas como um recurso autóctone em futuras explorações da lua”, afirmam os autores do artigo.

A descoberta foi feita com base em medições de infravermelho recolhidas pela NASA durante a missão espacial indiana Chandrayaan-1, realizada há uma década.

NewsItem [
pubDate=2018-08-21 00:39:57.0
, url=https://observador.pt/2018/08/20/cientistas-nos-estados-unidos-provam-que-ha-gelo-na-lua/
, host=observador.pt
, wordCount=186
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2018_08_20_489615186_cientistas-nos-estados-unidos-provam-que-ha-gelo-na-lua
, topics=[espaço, exploração espacial, lua, astronomia, ciência]
, sections=[ciencia-tecnologia]
, score=0.000000]