pplware.sapo.ptpplware.sapo.pt - 20 ago. 23:00

Steve Jobs: como uma reunião com o antigo CEO da Apple nos deu Wi-Fi

Steve Jobs: como uma reunião com o antigo CEO da Apple nos deu Wi-Fi

o Wi-Fi nasceu na Holanda, onde começou o trabalho inicial nos standards 802.11. No entanto, o nascimento comercial do Wi-Fi ocorreu numa reunião em Cupertino, a 20 de abril de 1998, na sede da Apple Computer.

Atualmente, é difícil imaginar um mundo sem acesso à Internet. E, há uns anos, apesar de já haver Internet, não havia Wi-Fi para ninguém. Tecnicamente o Wi-Fi nasceu na Holanda, onde começou o trabalho inicial nos standards 802.11.

No entanto, é justo dizer que o nascimento comercial do Wi-Fi ocorreu numa reunião em Cupertino, a 20 de abril de 1998, na sede da Apple Computer. Venha descobrir mais.

Numa reunião em 1998…

A reunião começou às duas da tarde, mas Steve Jobs não se encontrava na sala. Na verdade, chegou muito atrasado e fazia-se sentir um ambiente um pouco constrangedor. De qualquer forma, ele acabou por chegar.

Foi então que a Apple e a Lucent Technologies começaram a discutir uma revolucionária tecnologia chamada Wireless LAN. Na reunião encontrava-se Steve Jobs, Rich McGinn, CEO da Lucent, Cees Links, também da Lucent, e mais alguns executivos.

Na altura, a Apple estava à procura de algo diferente e novo para colocar no seu novo portátil, o iBook. Steve Jobs estava muito entusiasmado com a ideia de conectividade sem fios (wireless) nos seus computadores portáteis.

Cees Links e a sua equipa estavam a tentar trazer o WLAN para as massas. No entanto, ainda não tinham sido bem sucedidos após várias tentativas.

Tecnologia Wireless LAN é incrível…

Na reunião, Steve Jobs falou durante cerca de 10 minutos sobre o Wireless LAN e classificou esta tecnologia como: “… a melhor coisa à face da Terra”. Rapidamente tornou-se claro que a Apple a queria. O negócio foi fechado e a Apple concordou em pagar 50 dólares por cada placa de rede.

O primeiro portátil com Wi-Fi foi lançado pela Apple na MacWorld, a 21 de julho de 1999, em Nova Iorque.

Jobs demonstrou o poder da Internet Wireless acedendo a vários websites, andando pelo palco com o novo iBook na mão, fazendo-o passar por um arco, enquanto a multidão aplaudia. E, como se costuma dizer… O resto é história.

https://pplware.sapo.pt/downloads2018/video/Steve_Jobs_wifi.mp4 Conclusão

Steve Jobs era um visionário, um excelente gestor empresarial e adorava criar produtos inovadores. Apesar de nem sempre ter “inventado a roda”, Steve Jobs foi uma das poucas pessoas que sabia onde e como utilizá-la.

O Wi-Fi é apenas mais um exemplo. Jobs tomou a iniciativa e a decisão certa na altura apropriada. Ele tinha a visão para analisar certas tecnologias e perceber quais é que tinham futuro. Graças a ele, a tecnologia WLAN foi adoptada por outras marcas e chegou a toda a gente.

Será seguro dizer que Steve Jobs nos deu o Wi-Fi?

Leia ainda:

5 mitos sobre as redes Wi-Fi que deve conhecer

NewsItem [
pubDate=2018-08-21 00:00:52.0
, url=https://pplware.sapo.pt/apple/steve-jobs-reuniao-apple-wi-fi-ibook/
, host=pplware.sapo.pt
, wordCount=417
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2018_08_20_1768091755_steve-jobs-como-uma-reuniao-com-o-antigo-ceo-da-apple-nos-deu-wi-fi
, topics=[apple, tecnologia, wi-fi, ibook, steve jobs]
, sections=[ciencia-tecnologia]
, score=0.000000]