pplware.sapo.ptpplware.sapo.pt - 13 ago 01:00

Tesla vai abrir o código de segurança a outros fabricantes de automóveis

Tesla vai abrir o código de segurança a outros fabricantes de automóveis

Num novo movimento que poucos esperavam, Elon Musk volta a surpreender e anunciou que o software de segurança dos carros da Tesla vai ser disponibilizado a outros fabricantes de automóveis

Com a Tesla, Elon Musk tem conseguido traçar os seus caminhos e alterar de forma profunda a indústria automóvel. Para além de novas tecnologias e ideias, há também muito novo software que é cada vez mais essencial.

Num novo movimento que poucos esperavam, Elon Musk volta a surpreender e anunciou que o software de segurança dos carros da Tesla vai ser disponibilizado a outros fabricantes.

Com a chegada da Internet a todas estas novas áreas de desenvolvimento, uma das maiores preocupações que existem está focada na segurança e na proteção destes sistemas. Cada marca tende a focar-se apenas nas suas necessidades, sem olhar para o panorama global.

Uma oferta da Tesla aos fabricantes de automóveis

Elon Musk quer tornar esta preocupação menor e garantir que todos os fabricantes têm acesso ao que de melhor existe já no mercado. Claro que para o dono da Tesla, é o seu software que garante estas condições.

Para dar esta possibilidade de proteção, assegurou agora que o software de segurança da Tesla irá estar disponível para todos os fabricantes de automóveis, de forma gratuita e completamente aberta.

Great Q&A @defcon last night. Thanks for helping make Tesla & SpaceX more secure! Planning to open-source Tesla vehicle security software for free use by other car makers. Extremely important to a safe self-driving future for all.

— Elon Musk (@elonmusk) August 11, 2018

Apesar deste anúncio único, ainda não existe uma data de disponibilização ou sequer uma forma desta ser feita, mas a afirmação de Elon Musk vem, mais uma vez, alterar os padrões do mercado.

A relação de Elon Musk com o software e as patentes

Com várias marcas a criar já as suas soluções, a chegada deste sistema aberto da Tesla e com o código disponível, pode criar um standard para a indústria, algo que ainda não existe e que provavelmente demorará anos a ser criado.

Será curioso ver os concorrentes diretos da Tesla a adotarem as suas soluções e integrando-as no que produzem. Claro que não é um movimento único e já aconteceu no passado, e que tem o seu ponto máximo na abertura feita em 2013 de todas as patentes, tendo estas sido tornadas públicas.

A boa relação da Tesla com o código aberto

Tesla tornou público parte do código do software que usa nos seus carros

1
1