desporto.sapo.ptdesporto.sapo.pt - 12 ago 12:20

Europeus: Portugal foi sétimo no triatlo de estafeta mista e garante subida no 'ranking'

Europeus: Portugal foi sétimo no triatlo de estafeta mista e garante subida no 'ranking'

O triatlo em estafeta mista vai ser incluído pela primeira vez nos Jogos Olímpicos Tóquio2020.

Portugal foi este sábado sétimo classificado no triatlo de estafeta mista dos Europeus de Glasgow, garantindo entrada para o 12.º lugar do 'ranking' da disciplina, que vai permitir disputar mais provas de qualificação para os Jogos Olímpicos Tóquio2020.

O quarteto português, composto por Melanie Santos, João Silva, Helena Carvalho e Miguel Arraiolos, concluiu a prova em 1:16.42 horas, mais 1.35 minutos do que França, que ganhou a medalha de ouro, enquanto a Suíça conquistou a prata e a Bélgica o bronze.

Convocado para substituir João Pereira, que se encontra lesionado, Miguel Arraiolos, a quem coube fazer a última etapa, foi ultrapassado já na reta final pelo alemão Gabriel Allgayer, mas conseguiu cruzar a meta antes do espanhol Antonio Seoane e do italiano Gregory Barnaby.

O triatleta, que esteve nos Jogos Olímpicos Rio2016, tinha desistido na nova individual masculina na sexta-feira logo no início, por não se sentir a 100%, pelo que decidiu resguardar-se para hoje.

"Acabámos por nos sentir bem, andámos sempre nos primeiros lugares, mesmo a disputar o p��dio. Não foi mau de todo, foi um bom salto no ranking olímpico, que é isso que nos importa agora: posicionar bem no ranking olímpico e para podermos estar presentes nas próximas competições de equipas", disse à agência Lusa no final.

Melanie Santos, vice-campeã do mundo sub-23 no ano passado e medalha de ouro nos Jogos do Mediterrâneo em junho, considerou que a prova "correu bastante bem”.

“Estivemos sempre dentro de prova, o que é ótimo. O resultado é bastante positivo”, disse.

Depois de um nono lugar há duas semanas em Edmonton, onde Portugal sofreu devido a uma penalidade, hoje beneficiou das penalidades impostas a alguns rivais, disse o presidente da Federação Portuguesa de Triatlo, Vasco Rodrigues.

"Este ano é acima de tudo um ano de experimentação. Temos objetivos, temos de fazer duas pontuações importantes e colocarmo-nos a jeito para conseguir estar em todas as competições. Foi isso que conseguimos hoje, à partida passamos a estar em 12.º do ranking com duas provas feitas e passamos a ter acesso a todas as provas. Agora é ir rodando a equipa e perceber como é que as coisas funcionam", vincou.

O triatlo em estafeta mista, que vai ser incluído pela primeira vez nos Jogos Olímpicos Tóquio2020, é considerado "uma prioridade" para Portugal.

Esta vertente disputa-se com equipas compostas por dois homens e duas mulheres, em que cada elemento completa um minitriatlo antes de passar o testemunho ao companheiro de equipa.

As distâncias podem variar, mas o formato da prova de hoje foi de 300 metros de natação, 5,9 quilómetros de bicicleta e 1,5 quilómetros de corrida.

Esta foi a última prova dos Campeonatos Europeus de triatlo de Glasgow, onde, na prova feminina realizada na quinta-feira, Melanie Santos terminou em 10.º lugar. Madalena Amaral Almeida desistiu no segmento de corrida e Andreia Ferrum foi eliminada durante o ciclismo.

Na sexta-feira, na prova masculina, João Silva e Pedro Gaspar acabaram em 36.º e 41.º lugar, respetivamente, enquanto André Dias e Pedro Arraiolos desistiram.

1
1