pplware.sapo.ptpplware.sapo.pt - 10 ago 08:00

EUA preparam a criação de uma Força Espacial até 2020

EUA preparam a criação de uma Força Espacial até 2020

surgiu agora o anúncio da criação da Força Espacial dos EUA, que se focará nesta nova área, o espaço. Este anúncio foi feito pelo vice-presidente dos Estados Unidos, Mike Pence, e deverá acontecer até 2020, baseado no desejo do presidente Donald Trump

A procura do controlo militar norte americano assume contornos que muitas vezes os obriga a procurar e desenvolver novas áreas, onde ainda não existe muito desenvolvimento e onde sabem conseguir destacar-se.

É numa destas buscas que surgiu agora o anúncio da criação da Força Espacial Norte Americana, que se focará nova área, o Espaço. Este anúncio foi feito pelo vice-presidente dos Estados Unidos, Mike Pence, e deverá acontecer até 2020.

Este anúncio é a materialização de uma ideia apresentada em maio pelo presidente norte-americano Donald Trump e que para a maioria não passava de algo inconcretizável e uma ideia pouco lógica.

Os EUA querem escrever o próximo grande capítulo na história das suas Forças Armadas, preparar o próximo campo de batalha, o espaço. A ideia base é dissuadir e derrotar uma nova geração de ameaças ao país e aos americanos.

Este é um projeto que já está em marcha, e que prevê a criação de um sexto ramo das Forças Armadas, juntando-se ao Exército, à Força Aérea, à Marinha, ao Corpo de Bombeiros e de fuzileiros navais e à Guarda Costeira.

A criação deste novo ramo militar norte americano deve ainda ser validade pelo Congresso Americano, sendo este um processo que deverá ser feito por etapas. O objetivo final é ter a nova Força Espacial operacional em 2020. A Força Espacial não será criada de raiz, indo buscar recursos a outros ramos, em especial à Força Aérea Americana.

O vice-presidente Mike Pence anunciou também que está prevista uma proposta de orçamento para 2019, que contemplará pela primeira vez fundos para a Força Espacial, e pediu ao congresso para aprovar uma alocação de 8 mil milhões de dólares para a instalação de sistemas de segurança espacial durante os próximos cinco anos.

Na verdade, esta nova ideia de Donald Trump é a reciclagem do programa Star War, idealizado por Ronald Reagan em 1983. Esse programa estabelecia a criação de um escudo defensivo contra um ataque soviético.

1
1