www.publico.ptpublico.pt - 19 jul. 22:42

Hóquei em patins. Morreu João Sobrinho, antigo campeão de hóquei em patins

Hóquei em patins. Morreu João Sobrinho, antigo campeão de hóquei em patins

Sobrinho foi reconhecidamente um dos melhores jogadores da história do hóquei em patins português.

João Sobrinho, antigo campeão europeu e mundial de hóquei em patins, que a nível de clubes se destacou no Sporting, morreu nesta quinta-feira, aos 67 anos, anunciou a Federação Portuguesa de Patinagem e o clube "leonino".

Sobrinho foi reconhecidamente um dos melhores jogadores da história do hóquei em patins português, tendo sido internacional entre 1975 e 1982, em equipas em que pontificavam também Livramento, Xana, Rendeiro e Ramalhete.

Nesses anos, foi por três vezes campeão da Europa e duas campeão do Mundo, integrando também a equipa do Sporting que conquistou a primeira Taça dos Campeões Europeus (agora Liga Europeia) para Portugal, em 1977, quebrando então a hegemonia dos clubes espanhóis.

Vindo da Juventude Salesiana, chegou ao Sporting em 1975 para ocupar a posição de médio durante seis temporadas. Pelos 'leões', conquistou quatro campeonatos nacionais, duas Taças de Portugal, uma Taça das Taças e a histórica Taça dos Campeões de 1977. Sobrinho jogou 89 vezes pela selecção, ao serviço da qual marcou 81 golos.

Foi considerado Sócio de Mérito do Sporting e em 1992 foi distinguido com o Prémio Stromp na categoria especial.

Em homenagem ao jogador, será respeitado um minuto de silêncio na partida desta quinta-feira de Portugal contra França, para o campeonato da Europa, que decorre na Corunha, em Espanha, e a selecção actuará com fumos negros.

A Federação Portuguesa de Patinagem testemunha, na sua página oficial, "eterna gratidão" pelo contributo de Sobrinho para a divulgação da modalidade, que interpretou como poucos". O Sporting também recorda o seu antigo jogador e apresenta "as mais sentidas condolências" à família.

O velório de João Sobrinho realiza-se na sexta-feira, na Igreja de Alcabideche, e o funeral será no sábado, no Cemitério de Alcabideche, em Lisboa.

NewsItem [
pubDate=2018-07-19 23:42:42.0
, url=https://www.publico.pt/2018/07/19/desporto/noticia/morreu-joao-sobrinho-antigo-campeao-de-hoquei-em-patins-1838569
, host=www.publico.pt
, wordCount=276
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2018_07_19_291440804_hoquei-em-patins-morreu-joao-sobrinho-antigo-campeao-de-hoquei-em-patins
, topics=[hóquei em patins]
, sections=[desporto]
, score=0.000000]