mag.sapo.ptmag.sapo.pt - 19 jul. 19:03

First Breath After Coma vão apresentar novo álbum em sete países da Europa

First Breath After Coma vão apresentar novo álbum em sete países da Europa

Os First Breath After Coma lançam o terceiro disco em novembro e partem depois numa digressão internacional, que leva a banda de Leiria a mais de 20 concertos em ...

"NU" é o título do sucessor de "Drifter" (2016) e vai surgir com novidades no som característico da banda de Leiria, disse à agência Lusa o músico Roberto Caetano.

"Vai ser um bocadinho diferente. Temos dois ou três elementos que não tínhamos nos álbuns anteriores e em que estamos a apostar muito, como um coro gospel e algumas sonoridades mais étnicas", avança, prometendo que estão garantidas as "viagens introspetivas" dos discos anteriores, surgidas da junção do rock e eletrónica para criar "paisagens sonoras".

“’NU' é uma fusão entre o que sempre fizemos e a nossa vontade de explorar", sublinha.

O terceiro disco demorou mais do que o previsto a criar e resulta de uma alteração profunda do processo criativo da banda. As novas composições nasceram a partir do piano e voz.

"A construção depois nasce daí, é uma coisa muito mais despida e visceral - e daí o nome do álbum. É o contrário do que fizemos nos dois primeiros, em que tentámos criar bandas sonoras e depois pusemos a letra e a melodia da voz. Custou-nos mas está a dar-nos grande prazer", assume Roberto Caetano, que atribui a mudança à "maturidade criativa" do grupo.

Continuar a ler

O lançamento do primeiro ‘single’ de "NU" será a 31 de agosto e, após a saída do disco, em novembro, tem início uma digressão com mais de duas dezenas de datas que passa por Espanha, França, Bélgica, Holanda, Alemanha, Áustria e Suíça.

Com muitos concertos já realizados no estrangeiro nos anos anteriores, a banda tem sido surpreendida por onde tem atuado: "Temos a felicidade de captar um grande leque de pessoas, sejam mais novos ou mais velhos, nos concertos. A maior parte das vezes não nos conhecem e vêm ter connosco para nos dar os parabéns. É incrível como, mesmo lá fora, a nossa música funciona e o feedback que temos é tão espetacular".

Para os First Breath After Coma, o terceiro disco é mais uma página numa história que começou em 2012.

Roberto Caetano descreve o que fazem como "uma autobiografia em som de cinco rapazes", surpreendendo-se como "a mensagem tem sido compreendida e tem sido tem sido muito bem recebida, tanto cá como lá fora".

Para os First Breath After Coma, a digressão internacional será também oportunidade para rodar as novas músicas, antes da apresentação do disco em Portugal, em concertos em Lisboa (5 de dezembro), Porto (7 de dezembro) e Leiria (9 de dezembro).

NewsItem [
pubDate=2018-07-19 20:03:56.0
, url=https://mag.sapo.pt/showbiz/artigos/first-breath-after-coma-vao-apresentar-novo-album-em-sete-paises-da-europa
, host=mag.sapo.pt
, wordCount=395
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2018_07_19_260178890_first-breath-after-coma-vao-apresentar-novo-album-em-sete-paises-da-europa
, topics=[tv, entretenimento, cinema]
, sections=[vida]
, score=0.000000]