expresso.sapo.ptexpresso.sapo.pt - 19 jul. 23:36

Espanha. Um dirigível do tamanho de um estádio de futebol para trabalhar como guarda florestal

Espanha. Um dirigível do tamanho de um estádio de futebol para trabalhar como guarda florestal

Stratobus tem uma autonomia de dez anos, é construído com materiais ecológicos e vai a reboque de tecnologias amigas do ambiente, como a energia solar. Já começaram os testes

Um dirigível do tamanho de um estádio de futebol que estaciona a 20 quilómetros do solo, pode vigiar incêndios, medir a qualidade do ar e até emprestar Internet a zonas sem sinal. Os espanhóis estão mais perto do futuro, conta este artigo do El Mundo. Esse futuro, ainda assim, só deverá chegar em 2022.

O Stratobus terá uma autonomia de dez anos, será construído com materiais ecológicos e vai a reboque de tecnologias amigas do ambiente, como a energia solar. Já começaram os testes.

Ver Twitter

O diário espanhol revela que será construído um mini Stratobus (com 40 metros de comprimento, muito longe dos 115m que terá o original) no arranque de 2020. O primeiro voo estará agendado para 2022, o ano em que se magica a sua comercialização.

Este autêntico monstro dos ares está equipado com o sistema GPS desenhado pela Agência Espacial Europeia e já terá interessados, nomeadamente serviços públicos que desejam um aliado na vigilância dos fogos florestais.

A empresa Thales Alenia Space é quem está por trás deste projeto, que conta já com uma base de lançamento no sul de França e prevê construir outra algures no continente asiático.

NewsItem [
pubDate=2018-07-20 00:36:14.0
, url=http://expresso.sapo.pt/internacional/2018-07-19-Espanha.-Um-dirigivel-do-tamanho-de-um-estadio-de-futebol-para-trabalhar-como-guarda-florestal
, host=expresso.sapo.pt
, wordCount=189
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2018_07_19_212116241_espanha-um-dirigivel-do-tamanho-de-um-estadio-de-futebol-para-trabalhar-como-guarda-florestal
, topics=[internacional]
, sections=[actualidade]
, score=0.000000]