www.publico.ptpublico.pt - 19 jul. 20:40

Faro. Concentração começou sem Hells Angels mas polícia ainda os espera

Faro. Concentração começou sem Hells Angels mas polícia ainda os espera

Autoridades estão em alerta. Nenhum destes motociclistas foi visto no evento mas alguns foram detectados em Faro na quarta-feira. GNR e PSP reforçaram o efectivo policial.

Gostam de exibir os coletes de cabedal, tatuagens e pose militarista, montados em potentes motos, fazendo com que nunca passem despercebidos, mas esta quinta-feira, no primeiro dia da Concentração Internacional de Motos, em Faro, não houve sequer sinal de elementos dos Hells Angels, aos quais está ligado o grupo de 59 detidos recentemente, alguns indiciados por três tentativas de homicídios. As autoridades, contudo, ainda receiam que possam aparecer nos próximos dias, nomeadamente alguns vindos do estrangeiro, apurou o PÚBLICO.

O recinto do Vale das Almas, junto à praia de Faro, onde decorre a concentração, está organizado como se fosse uma cidade. Na zona que habitualmente é ocupada pelos Hells Angels, não se vislumbra sinais da sua presença. Por enquanto, o que se sabe é que andaram a rondar as imediações na quarta-feira. Cinco elementos foram vistos a jantar num restaurante da baixa da cidade. As polícias sinalizaram a sua presença, tendo concluído que não ficaram em Faro. “A segurança não é mais nem menos do que nos anos anteriores”, diz o presidente do Moto Clube de Faro, José Amaro. Porém, a preocupação manifesta-se. À entrada do recinto, a GNR recebeu instruções para apertar a segurança e a identificação de todos que entram.

As notícias dos últimos dias, dando conta que as autoridades temiam um confronto entre este grupo e o rival Los Bandidos, com o reforço de elementos vindos do estrangeiro, obrigaram à tomada de medidas. A GNR, com a responsabilidade de segurança na zona, reforçou o dispositivo habitual com efectivos da Unidade de Intervenção e do Grupo de Intervenção Cinotécnico.

Nas principais vias de acesso ao Algarve – A2, Via do Infante, EN 125 e EN 2 – a GNR montou operações de controlo de tráfego, tendo presente as condições particulares em que decorre esta 37.ª concentração. A organização espera, à semelhança dos anos anteriores, receber 18 mil motociclistas. Os espanhóis são os que estão em maior número, seguidos dos portugueses. As bandas musicais e o show de strip-tease são a outra componente da festa, atraindo a atenção de quem gosta de apreciar música e espectáculos em ambientes menos convencionais.

O presidente do Moto Clube de Faro não acredita na possibilidade de confrontos entre os Hells Angels e os Los Bandidos. Mas sempre diz que as forças policiais estão em “alerta” para qualquer eventualidade. A câmara de Faro, antes de aprovar o plano de segurança, dentro e fora do recinto, reuniu com as chefias de todas as forças policiais e outras entidades com responsabilidade na área. “As forças de segurança estão em alerta em relação a esta questão, estamos todos coordenados e a trabalhar”, anunciou esta quinta-feira, o presidente do município, Rogério Bacalhau, em conferência de imprensa realizada no local, ao lado de José Amaro e de outros responsáveis pelo evento.

No interior, o ambiente é de festa e convívio. “Vai ser um grande espectáculo”, prevê José Amaro, destacando as bandas musicais e os shows, apreciados não apenas pelos motociclistas. A organização aguarda entre 25 a 26 mil visitantes. O Corpo de Intervenção da PSP destacou efectivos para o centro da cidade, uma vez que há milhares de motociclistas a circular pelo centro e por toda a região.

Motards não estão preocupados

Vindo de Córdoba, Espanha, integrado num grupo de 12 motards, João António, de 35 anos, estreia-se nesta 37.ª Concentração Internacional de Motos. “Venho pela primeira vez, porque tenho amigos que me disseram que era interessante”, disse. “Bonito, gosto muito”, comentou mal acabara de montar a tenda. Os problemas relacionados com a segurança não o preocupam. “Não ouvi falar em nada, está tudo tranquilo”, concluiu. A verdade é que as autoridades policiais mantêm a hipótese de os dois grupos rivais se encontrarem no local. O ambiente é de expectativa. “Pode aparecer um maluco qualquer, que não tenha nada a ver com as motos - pode acontecer aqui, como aconteceu em França e noutros locais”, admitiu José Amaro, sublinhando: “Está tudo a correr com a normalidade habitual.”

Pedro Silva também não está preocupado. “Acho que é mais perigoso hoje em dia ir ao futebol com as crianças do que vir para aqui”. A opinião, diz, é sustentada pela experiência que leva de mais de 26 anos, a frequentar aquele evento. “Este ano trago a minha filha mais velha, que faz 21 anos em Setembro”. O encontro, diz, é o espaço ideal para “quem gosta de motos e de praia, como é o meu caso”. Quanto à presença de gangs, a diferença de agora em relação ao passado está na divulgação que é feita. “Sempre existiram, eu venho aqui para me divertir”, acrescentou.

O presidente da Federação de Motociclismo de Portugal, Manuel Marinheiro, chegou a Faro de moto. “Sendo advogado, tenho de reconhecer que o crime praticado em associação tem outras componentes, outra dimensão.”

Ainda não é possível estimar o número de participantes que chegarão de norte a sul do país e mesmo de Espanha e de outros países. As inscrições abriram ontem, embora alguns dos participantes tenham chegado uns dias antes para aproveitar o tempo de praia. “Acho que tem havido um empolamento desgraçado [das notícias]”, lamentou José Amaro, referindo-se aos riscos de confrontos entre grupos rivais. “Não ouvi falar nada de problemas de segurança”, disse Pedro Montero, que participa no evento deste 1999 e acabava de chegar de Mérida. Com Mariana Oliveira

NewsItem [
pubDate=2018-07-19 21:40:19.0
, url=https://www.publico.pt/2018/07/19/sociedade/noticia/concentracao-comecou-sem-hells-angels-mas-policia-ainda-os-espera-1838564
, host=www.publico.pt
, wordCount=878
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2018_07_19_2108496138_faro-concentracao-comecou-sem-hells-angels-mas-policia-ainda-os-espera
, topics=[faro]
, sections=[sociedade]
, score=0.000000]