www.jornaleconomico.sapo.ptjornaleconomico.sapo.pt - 19 jul. 17:01

Vêm aí comboios voadores? Conceito já existe e é revolucionário

Vêm aí comboios voadores? Conceito já existe e é revolucionário

A ideia é simples, digamos assim: é somar o que faz um comboio com o que faz um avião. A empresa responsável pela ideia não acredita que ela venha a tornar-se real, mas é com estes exercícios que se fazem os grandes saltos tecnológicos.

O novo design da Akka Technologies, uma consultoria francesa de engenharia e tecnologia, parece uma proposta mais ou menos impossível, mas não para quem a desenhou: é uma aeronave que poderá aterrar, encolher as asas, transformar-se num comboio e rolar em cima de trilhos para deixar passageiros nas estações locais.

A Akka espera revolucionar o setor dos transportes com esse design, a cujo conceito chamou Link & Fly. O seu objetivo é tornar o embarque de passageiros mais rápido e fácil e aproximar o transporte aéreo da população.

“Depois dos carros elétricos e autónomos, a próxima grande inovação estará nos aviões”, disse o presidente da Akka, Maurice Ricci, em entrevista em Paris, citada pelo site do ‘El Economista’. A multinacional Boeing está entre os principais objetivos da Akka para ‘comprar’ a ideia. A consultora quer engajar o gigante norte-americano ao projeto, uma vez que a consultora quer limitar a sua dependência excessiva de empresas europeias como a Airbus e a Renault.

O sistema de transporte que a Akka planeou passará por uma rede local de estações de comboios que estariam em contacto com os aeroportos. No projeto, um modelo da aeronave sem asas Link & Fly tomaria os passageiros nessas estações e transportava-as para o aeroporto. Uma vez lá, as asas seriam colocadas e a viagem pelo ar começaria, até acabar novamente numa estação de comboios.

De tamanho semelhante a um avião Airbus A320, o Akka Link & Fly está preparado para voos comerciais de 162 passageiros, mas também pode transportar carga. Com asas incorporadas e motores fixados no topo, o avião tem uma envergadura de cerca de 49 metros, 34 metros de comprimento e 8 metros de altura.

A empresa mostrou a ideia num vídeo de simulação em 3D, reunindo o interesse de potenciais clientes na Ásia, disse Mautice Ricci, sem contudo ser mais específico.

A Akka não acredita que seja possível convencer um fabricante de aviões a construir o conceito Link & Fly na totalidade. No entanto, é provável que algumas ideias desse modelo acabem nos aviões comerciais de uma grande companhia construtora.

NewsItem [
pubDate=2018-07-19 18:01:46.0
, url=http://www.jornaleconomico.sapo.pt/noticias/vem-ai-comboios-voadores-conceito-ja-existe-e-e-revolucionario-335330
, host=www.jornaleconomico.sapo.pt
, wordCount=339
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2018_07_19_2037705227_vem-ai-comboios-voadores-conceito-ja-existe-e-e-revolucionario
, topics=[economize sobre rodas, economize, sociedade, economia]
, sections=[economia, sociedade]
, score=0.000000]