expresso.sapo.ptexpresso.sapo.pt - 19 jul. 16:03

Migrações. Bruxelas confirma intenção de Itália de abandonar Operação Sofia

Migrações. Bruxelas confirma intenção de Itália de abandonar Operação Sofia

“A Itália pediu a revisão da Operação Sofia e anunciou querer deixar de aplicar as suas normas”, disse a porta-voz do executivo comunitário para a Política Externa, Maja Kocijancic

A Comissão Europeia confirmou esta quinta-feira que a Itália quer retirar-se da Operação Sofia, de combate aos traficantes de pessoas no Mediterrâneo Central, deixando consequentemente de receber pessoas resgatadas no mar.

"A Itália pediu a revisão da Operação Sofia e anunciou querer deixar de aplicar as suas normas", disse na conferência de imprensa diária a porta-voz do executivo comunitário para a Política Externa, Maja Kocijancic.

Roma terá que formalizar o pedido, acrescentou a porta-voz, na reunião do Comité Político e de Segurança (CPS) do Conselho Europeu, que volta a reunir-se na sexta-feira, depois de uma primeira sessão de trabalhos na quarta.

Questionada sobre se a saída da Itália poderá ter como consequência o fim da Operação Sofia, a porta-voz respondeu que as implicações estão a ser analisadas e serão debatidas nas futuras reuniões do CPS.

A operação EUNAVFOR MED Sophia é a operação naval da UE para desmantelar o modelo de negócio dos passadores e dos traficantes de seres humanos na zona sul do Mediterrâneo central, tendo ainda como missão o salvamento de vidas no mar.

Os navios participantes desembarcam os migrantes resgatados em portos italianos, onde a Agência Europeia da Guarda de Fronteiras e Costeira (Frontex) instalou postos de registo e identificação de pessoas.

NewsItem [
pubDate=2018-07-19 17:03:24.0
, url=http://expresso.sapo.pt/internacional/2018-07-19-Migracoes.-Bruxelas-confirma-intencao-de-Italia-de-abandonar-Operacao-Sofia
, host=expresso.sapo.pt
, wordCount=200
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2018_07_19_2033386483_migracoes-bruxelas-confirma-intencao-de-italia-de-abandonar-operacao-sofia
, topics=[internacional]
, sections=[actualidade]
, score=0.000000]