mag.sapo.ptmag.sapo.pt - 19 jul. 14:11

Espectador pensou que tinha vencido o Euromilhões... mas os números da SIC estavam errados

Espectador pensou que tinha vencido o Euromilhões... mas os números da SIC estavam errados

Quando César viu que a chave do Euromilhões que passava no rodapé da SIC era a mesma que tinha jogado, teve um “acometido de um entusiasmo incontido, de uma ...

Em 2016, um vendedor de materiais de construção sentiu-se milionário durante 17 minutos, depois de a SIC passar em rodapé, no "Jornal da Noite", a chave vencedora do sorteio do Euromilhões e cujos os números coincidiam com os do seu boletim. Em jogo estavam 156 milhões de euros.  Depois da�� “euforia desmesurada”, a estação de Carnaxide corrigiu a informação e César Augusto de Almeida percebeu que afinal não lhe tinha saído a sorte grande.

Segundo o jornal Público, o espectador entrou em depressão profunda, passando a tomar tranquilizantes e a ser seguido pelo hospital Conde Ferreira, no Porto. Depois, César Augusto de Almeida decidiu avançar com o caso para tribunal e, numa primeira decisão, a SIC foi condenada a indemnizar o empresário em 2.500 euros, devido à “negligência inconsciente”.

"Se tivesse consultado mais do que um sítio [na internet], ou esperado que outros dois sítios que tinha abertos no computador publicitassem a notícia, com toda a probabilidade teria evitado o erro, o que não fez, violando assim o dever de cuidado objetivo que se lhe impunha”, deliberou o tribunal.

No início de julho,  o Tribunal da Relação de Lisboa corrigiu o valor da indemnização a pagar pela SIC para 7500 euros, apesar do lesado pedir 50 mil euros. Para o tribunal, o canal “facilitou e desacautelou-se quando não o devia”.

Mas este não foi o único erro cometido pelas televisões na hora de revelar os números do sorteio do Euromilhões. Segundo o Observador, em 2012, a SIC emitiu uma reportagem sobre uma família que pensava que estava milionária durante dois minutos, depois de ver os número na TVI.

NewsItem [
pubDate=2018-07-19 15:11:02.0
, url=https://mag.sapo.pt/tv/atualidade-tv/artigos/sic-enganou-se-nos-numeros-do-euromilhoes-e-tem-de-parar-7500-euros-a-espectador
, host=mag.sapo.pt
, wordCount=264
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2018_07_19_1997414894_espectador-pensou-que-tinha-vencido-o-euromilhoes-mas-os-numeros-da-sic-estavam-errados
, topics=[tv, entretenimento, cinema]
, sections=[vida]
, score=0.000000]